Séries novatas não duram

Não tá fácio pra ninguém, viu! Mais da metade das novas séries não vingam. É isso mesmo! Não passam da primeira temporada, aliás, pouquíssimas passam da segunda! Como eu gosto muito de estatísticas, achei muito bacaninha fazer um levantamento das séries que deram certo e errado nas últimas cinco temporadas.

O mais importante aqui é deixar claro que essa não é apenas um visão negativa dos acontecimentos, muito menos juízo de valor a respeito das séries. Teve muita série boa sendo cancelada e vice-versa. Já aviso para não criar polêmica, porque aqui não é a #Gongshow. Oi Chico!!

As emissoras ainda vivem lá nos anos 2000, ainda usam os números de audiência quantitativa da Nielsen (igual o nosso amado IBOPE). O que faz com que, as vezes, a série fique pelo caminho simplesmente por ser exibida num horário horrível ou na mesma hora de outra queridinha. Aí as pessoas assistem pelo DVR ou baixam os episódios e as emissoras não conseguem ter retorno financeiro através dos comerciais. Isso faz com que, cada vez mais, seja importante você dar muitos likes ou xingar muito no Twitter, usando a hashtag certa, claro.

Deixando os critérios claros: Só foram consideradas séries estreantes a partir da temporada 2008–2009, sendo elas integrantes das grades das cinco principais emissoras abertas dos U.S. and A, como já dizia Borat.

NBC cancela tudo, menos Law &  Order SVU...

O canal com os números mais impressionantes é o NBC. Sua média de cancelamentos chega a 80%. Não sobra nada, mas apresenta uma tendência bem interessante. As séries que sobrevivem à primeira temporada conseguiam uma vida mais longa, casos de Parks and Recreation, Community, Parenthood e Grimm. Lá é faca na caveira! Em 2010–11 chegou a 91% de cancelamentos!

Com o menor índice de rejeição vem o CW, somente 58%. Mas eles estreiam poucas séries novas por ano. Dentro das últimas cinco temporadas, no total, foram 166 novas séries, com 114 cancelamentos. Então você pode trabalhar com essa média. Se for na NBC, a sua novata favorita será cancelada. Se for de outra emissora, 30% de chances de ganhar uma segunda temporada.

Para a próxima temporada já foram aprovados 47 pilotos. Se a média for mantida, somente 14 dessas séries calouras irão receber uma segunda temporada.

Veja nas próximas páginas um resumo dos dados e as previsões do #thiagodeogum

abc-current-logo1

Estréias: 45 / Cancelamentos: 31 / 69% canceladas

cbs_logo_thumb

Estréias: 28 / Cancelamentos: 18 / 64% canceladas

cw

Estréias: 19 / Cancelamentos: 11 / 58% canceladas

Fox-logo

Estréias: 30 / Cancelamentos: 19 / 63% canceladas

nbc-logo (1)

Estréias: 44 / Cancelamentos: 35 / 80% canceladas

tvchannels

Estréias: 166 / Cancelamentos: 114 / 69% canceladas

Na próxima página, o momento mais aguardado. As previsões de #thiagodeogum

#THIAGODEOGUM

Ignorando completamente todo o levantamento feito até aqui, Thiago de Ogum faz suas previsões e fala logo quais são as séries que ganharão uma segunda temporada… MENTALIZEI!

ABC

Marvel’s Agents of S.H.I.E.L.D.

Once Upon a Time in Wonderland

Super Fun Night

CBS

MOM

The CW

The Originals

The 100

The Tomorrow People

FOX

Brooklin Nine-Nine

Sleepy Hollow

Almost Human

Dads

NBC

Dracula

The Blacklist

Chicago PD

Fonte: Screen Rant

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER