Sessão de Terapia 1×02 — Breno

Não sou treinado para sentir culpa. Sou treinado para atingir meu alvo.” — Breno

Culpa. Isso foi o que faltou na primeira vez de Breno em terapia. Neste episódio o ar da série foi mais cool, mais real e mais curioso. Menos bem moldado, menos forçado e menos humano também!

Breno é um atirador de elite que, ao matar um traficante, acabou matando com a mesma bala uma criança, e, para a surpresa de Theo, dorme perfeitamente todas as noites. Foi realmente a sua primeira sessão com ele, o que fez com que se demonstrasse uma pessoa afobada, impaciente e que quer bons resultados em curto tempo. O texto foi muito realista durante toda a sessão, respeitando as inseguranças que Breno deveria passar, logo ele, que estava o tempo todo gesticulando, mudando de posições no sofá, balançando a perna e gaguejando. Cada palavra combinou perfeitamente com o trabalho corporal do ator Sérgio Guizé.

O paciente já chegou com o ar de malandragem na sala, e começou a se tornar o opressor da situação quando contou ao Theo que pesquisou com ex-pacientes, pacientes atuais, família e especialistas se ele era de fato o melhor da sua profissão. Theo aceitou sua condição de inferior assustando-se e continuando a conversa, mas não havia uma pergunta que ele fizesse que Breno não rebatia com um “O que isso te a ver?’ ou alguma outra resposta grosseira. O tempo do episódio foi muito dinâmico, com conversas mais rápidas, algumas palavras mais soltas. Aos poucos, enquanto ganhava confiança, Breno adentrou em outros assuntos além do fato de não ligar sobre a criança que assassinou: seu pai, sua esposa, seu melhor amigo gay e sua morte (e mostrou grande sensibilidade em cada um).

Sérgio Guizé interpretou de forma aceitável um virgem em sua estreia na TV e mostrou que apesar de estar no caminho, ainda precisa de um pouquinho mais de entrega para chegar no ponto de bala. Às vezes, a conexão do olhar dele com o de Zécarlos Machado (que esteve brilhante) se perdeu, e como bem sabemos os olhares são muito importante em Sessão de Terapia.

E sim, é isso mesmo: Breno já morreu! Mas agora está vivo novamente. Apagou durante 48h após um ataque cardíaco enquanto corria com seu amigo, Fábio, por quem mostrou veementemente ter um afeto enorme. Durão, Breno não dava espaço para Theo! Contava sobre tudo com detalhes e deu a brecha quando falou sobre o seu medo de ter uma ereção na hora que estava deitado no chão (o que na família dele é sinônimo de morte). Foi quando o terapeuta virou o jogo soltando uma frase que sintetiza o objetivo da análise: “Nosso trabalho é jogar a luz em cima do que você quer esconder!”. Ao perguntar se o medo da ereção tinha alguma relação sobre ele estar com Fábio na hora da morte, Breno saiu do controle, reclamou sobre a posição de Theo e desconversou, o que indica que há mais além do que já é do nosso conhecimento. E Breno não esconderá nada por mais de 2 sessões, creio eu.

Theo ainda não aprendeu como driblar as jogadas de Breno, e essa é uma tarefa pertinente para os próximos episódios, pois pouco pôde se perceber da personalidade do paciente nessa sessão, somente que ele está perdido em seus próprios pensamentos. Nem sabe o porque que começou o tratamento, apesar de alegar dizer que quer conselhos sobre sua vontade de comparecer ao um evento beneficente na escola da criança morta (o que retoma a possibilidade da culpa negada), Theo não aceitou e tentou se aprofundar nas dúvidas de seu mais novo desafio. Uma prova disso foi o final do episódio, quando antes de sair, Breno solicitou um copo d’água, e Theo disse que a sessão tinha acabado, e antes de Breno rebater de forma mal educada, Theo apontou com firmeza -no rosto e na mão- o caminho da porta.

A promessa para a próxima terça-feira é deixar Breno ainda mais interessante e curioso do que ele já é, afinal a tendência é que ele comente mais sobre o quanto sua profissão afeta suas relações sociais, e principalmente com sua esposa, de quem ele pouco falou, mas por quem demonstrou ter um imenso respeito e consideração. Bem, nosso tempo de hoje acabou! Nem precisa remarcar: semana que vem tem mais Breno versus Theo.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER