Sherlock: o famoso detetive na Londres do século XXI

Eu não sou um psicopata. Sou um sociopata muito sociável. Faça sua pesquisa direito.” — HOLMES, Sherlock

Quando você pensa que um personagem já tão adaptado para as telinhas e telonas não traria nada de novo, lá vem o brilhante Steven Moffat (Doctor Who) trazer Sherlock Holmes para a Londres de 2010, na minissérie da BBC, Sherlock. E mesmo quando outros canais têm a mesma ideia (lê-se Elementary, lançada pela CBS em setembro de 2012, na época da segunda temporada de Sherlock), vamos combinar que os britânicos sabem do que estão falando, principalmente quando se trata de uma obra nacional. Com duas temporadas já finalizada e uma terceira que estreará dia 01/01/2014, a série é bem curta: 3 episódios por temporada, com duração de 1h30 cada um (sem propagandas). Praticamente um filme por episódio, o que deixa tudo melhor ainda.

Sherlock banner

Só uma única vez, vocês podem se portar feito adultos? — HOLMES, Mycroft

Nós resolvemos crimes. Eu escrevo sobre isso num blog, e ele esquece as calças. Eu não teria muita esperança quanto a isso.” — WATSON, John

A série conta a história de dois homens que viram amigos e companheiros de trabalho por acaso: Sherlock Holmes (Benedict Cumberbatch me liga), o primeiro consultor-detetive do mundo, que atende à Scotland Yard; e o doutor John Watson (Martin Bilbo Freeman), um médico recém chegado do Afeganistão, traumatizado com os horrores da guerra e sem nenhum objetivo claro do que fazer daqui para frente. Cada episódio trata de um caso da polícia, em que Sherlock, extremamente autocentrado e interessado até demais na morbidade das situações, auxilia a investigação junto com Watson, que o acha fascinante. Além disso, temos outros personagens que trabalham junto com eles, como o Inspetor Detetive Greg Lestrade (Rupert Graves), que visivelmente admira Sherlock em detrimento dos seus métodos nada comuns, a patologista Molly Hooper (Louise Brealey), apaixonada por Holmes, e a Sargenta Sally Donovan (Vinette Robinson), que não gosta de Sherlock e sempre o chama de aberração.

Além desses, há também os vilões: James ‘Jim’ Moriarty (Andrew Scott) é o arqui-inimigo de Sherlock, apesar de não explicar na série como eles se tornaram inimigos, mostrando que Sherlock descobre a existência dele através de um caso e fica intrigado. Outra personagem dos livros que aparece é Irene Adler (Laura Pulver), em que ela, mesmo sendo a vilã, é a responsável por Sherlock se apaixonar, além de ótimos momentos entre os dois, lotados de tensão. Por fim, outro personagem que acaba sendo vilão, mesmo não demonstrando, é Mycroft Holmes (Mark Gatiss, co-criador da série e produtor), irmão mais velho de Holmes, com quem não se dá bem.

O interessante dessa série é que, além de ela te prender, é curta. Você pode fazer, como a autora desse post, uma mini maratona e assistir às duas temporadas num fim de semana só. Mas saiba que as temporadas estão sendo lançadas a cada dois anos (1ª temporada em 2010, 2ª temporada em 2012 e agora a 3ª, em janeiro de 2014), então tenha em mente que, uma quarta temporada sendo confirmada, em 2016 estará pronta.

A BBC investe muito em minisséries de muita qualidade, filmadas na própria cidade de Londres e com muito cuidado, muita atenção aos detalhes, o que garante um selo de qualidade tipicamente britânico. Com um roteiro baseado apenas em certas obras de Sir Arthur Conan Doyle, criador de Sherlock Holmes, não é uma adaptação fiel e sim uma homenagem. Assim como Elementary flerta com a possibilidade de termos um detetive como Holmes nos dias de hoje, Sherlock flerta com todos os personagens de grande importância nas obras literárias, criando até shipers e torcidas para que Holmes e Watson fiquem juntos! A química entre Cumberbatch e Freeman é visível e, por mais que Sherlock seja o protagonista, Martin Freeman não fica pra trás. E devemos destacar também Andrew Scott, que faz o pirado, louco, Moriarty.

O Box de Séries acredita que você DEVE assistir a essa série tão bem feita, com atuações ótimas dos protagonistas e coadjuvantes também, que traz momentos cômicos, dramáticos e até intrigantes. Com certeza você vai acabar de ver as duas temporadas e começar a contar os dias para 01/01/2014! Cuidado com óbvios spoilers sobre a terceira temporada internet afora, pegue um domingo preguiçoso e se isole do mundo, assistindo à série toda. Binge watching é uma das melhores maneiras de se aproveitar Sherlock!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER