Smallville e sua mitologia

Smallville foi uma das adaptações sobre a mitologia do Superman para a televisão, de maior sucesso até então. O prequel teve 10 temporadas, com alguns deslizes (muitos inclusive nas três últimas). Apesar de ter pegado como base os quadrinhos e os filmes protagonizados pelo eterno Christopher Reeve, a série acabou tendo sua própria mitologia em cima da história de Clark Kent antes dele se tornar o herói mundialmente conhecido por todos.

A coluna de hoje terá o intuito de abordar tais mitologias (não todas) que a série acabou criando ao longo de seus dez anos de existência, assim como suas semelhanças com aquelas apresentadas nos HQs do Superman.

Smallville cast

O início de tudo

O casal de fazendeiros Jonathan e Martha Kent sonhavam em ter um filho, porém ela não podia engravidar. Até que um certo dia, os dois encontram uma criança numa plantação de milho, vinda numa nave espacial. Logo o casal decide pegar o pequeno Kal-El para criar, que logo se torna Clark Kent.

Até aí tudo bem, qualquer adaptação do Superman tem esse contexto, mas como estamos falando de Smallville a história foi muito mais além. Clark veio através de uma chuva de meteoros composta por kryptonita, que atingiu a pequena cidade, tendo como consequência afetando grande parte dos cidadãos. As pessoas que foram afetadas a pedra acabaram ganhando poderes, e assim se tornando uma verdadeira ameaça para Smallville. Os chamados freaks foram a maioria dos vilões nas quatro primeiras temporadas da série.

Jonathan e Clark

Os Kents

Assim como em qualquer adaptação do homem de aço, os pais adotivos de Clark são fazendeiros humildes em Smallville. Porém essa vida de simplicidade durou apenas até a quinta temporada, após Jonathan começar a investir na carreira política e se candidatar a Senador. Na noite em que foi eleito, o patriarca da família Kent veio a morrer após uma discussão com Lionel Luthor. Coube então a Martha em assumir o cargo deixado por seu falecido marido, o qual futuramente lhe exigiu a se mudar para Washington.

Lex-Lionel

Os Luthors

A poderosa dinastia teve uma versão própria na série. Na história, os Luthors são apresentados logo nos minutos iniciais, quando Lionel está numa viagem a trabalho para visitar as terras da família de Pete Ross. Dessa vez o empresário leva o filho junto na viagem, o pequeno Alexander. Em Smallville, pai e filho tem uma relação conturbada, que inclusive faz com Lex chegue a matar o próprio pai, rendendo um dos maiores momentos da fraca sétima temporada da série.

Além disso, Lex começou a série como um jovem rebelde, mas que ao conhecer Clark mudou sua visão em relação a diversas coisas, nascendo ali uma grande amizade. Com o passar do tempo Lex começou a adquirir uma obsessão doentia em relação ao jovem, que fez com que a amizade entre eles ficasse totalmente abalada.

Nas HQs Lex é o principal inimigo do Superman, porém jamais associando a imagem do herói a de Clark Kent, algo que acabou acontecendo no decorrer de Smallville. As origens do vilão também são totalmente diferentes, já que na história original ele tem diversas versões sobre o seu passado, sendo a mais conhecida é que Lex Luthor veio de origem pobre, e que seu pai tinha problemas alcoólicos.

Outro ponto diferente nas mitologias apresentadas é que Lionel Luthor originalmente teve dois filhos, Lex e Lena. Já na série o vilão teve ao mais três filhos, Lutessa, Lucas e Julian.

smallville-lana-chloe-lois

Lois Lane, Lana Lang e Chloe Sullivan

Das três “mulheres de Clark”, a única que foi criada exclusivamente para a série foi Chloe Sullivan. Em Smallville, a jovem nerd foi apaixonada por Clark nas primeiras temporadas e após descobrir o segredo dele, torna-se seu braço direito. Por conta do seu sucesso, a personagem acabou sendo apresentada nas HQs em 2010.

Lana Lang, como em todas as adaptações feitas sobre o homem de aço, foi a primeira paixão dele em sua adolescência. Em Smallville os dois tiveram uma relação de idas e vindas, e ela acabou saindo da série após absorver uma grande quantidade de kryptonita ao salvar Clark de uma emboscada armada por Lex, podendo até matá-lo caso chegue perto. Nas primeiras HQs e nos filmes, os dois acabam se tornando bons amigos e ela sabendo sempre de seu segredo. Já nas atuais versões dos quadrinhos, Lana é casada com Lex, que também aconteceu na série, rendendo um dos melhores momentos da personagem até então.

Já Lois Lane teve sua história totalmente mudada. Em Smallville, a jovem é prima de Chloe e aparece na cidade para investigar a suposta morte da jovem no início da quarta temporada. O que era para ser apenas uma participação especial de quatro episódios, acabou rendendo muito mais do que esperado, fazendo com que a personagem se tornasse fixa a partir do ano seguinte. Com o passar da série, ela foi sendo moldada para se tornar a Lois Lane que o mundo conhece em todas as adaptações.

Kryptonita

Kryptonitas

Quem é fã de Superman, está careca de saber que sobre a existência da kryptonita e os efeitos que ela pode trazer ao herói. Em Smallville não foi diferente, e eles apresentaram algumas dessas pedras kryptonianas com algumas diferenças.

A tradicional kryptonita verde continuou sendo fiel, sendo letal para qualquer kryptoniano, assim como a dourada que elimina os poderes de um kryptoniano. Já a vermelha começou a apresentar diferença da que foi apresentada nas HQ’s. Em Smallville, a pedra aflora o lado rebelde oculto em Clark, enquanto nos quadrinhos ela causa diversos tipos de efeitos colaterais, tanto físicos quanto psicológicos. A azul também teve sua funcionalidade alterada, uma vez que na série ela inibe os poderes dos kryptonianos, enquanto originalmente ela pode ser letal para o vilão Bizarro e também em curar os efeitos da kryptonita verde afetada pelo Superman.

Na série foram apresentadas mais duas pedras, as quais não existiram nos quadrinhos. A prata, que deixava Clark paranoico, e a preta que divide ou une o lado bom e o lado mal.

Tess Mercer

Tess Mercer e Lena Luthor

Nos quadrinhos do Superman, o vilão Lex Luthor tinha uma irmã legítima, Lena Luthor. Após ter dois irmãos que jamais existiram na história original, a última Luthor que faltava ser apresentada esteve o tempo todo debaixo do nariz de todos os telespectadores.

Tess Mercer, a vilã de Smallville que terminou a série como heroína era ninguém menos que a filha bastarda de Lionel. No episódio Abandoned da última temporada, foi descoberto que Tess era na verdade Lutessa Lena Luthor, fruto de um relacionamento do poderoso empresário e que foi criada num orfanato.

O nome Tess Mercer é derivado de duas personagens da franquia Superman, ambas as quais têm servido como funcionárias de Lex Luthor: Eve Teschmacher e Mercy Graves. O que assemelha Lena de Tess é que inicialmente, ambas desconhecem ser irmãs do poderoso vilão.

Borrão

Borrão

Antes de tornar o Superman, na série Clark Kent acaba tendo uma identidade secreta em Metrópolis com o nome de Borrão. Durante três temporadas, o jovem combatia o mal com essa identidade, o qual no passar das temporadas foi adotando um uniforme diferente.

Nas HQs nunca existiu esse herói, pois Clark Kent adotou já o codinome Superman exatamente para combater os inimigos, assim sua identidade humana sendo o seu disfarce.

Perry White - Jimmy Olsen

Perry White e Jimmy Olsen

Esses dois personagens em específico é um caso meio delicado de se falar. Perry White deu as caras em Smallville pela primeira vez na terceira temporada da série, como um jornalista decadente e com problemas alcoólicos, o qual acaba descobrindo o segredo de Clark, mas que depois acaba ganhando “certa” confiança do jovem. O futuro chefe de Clark volta na nova temporada como namorado de Martha, algo que nunca existiu nos quadrinhos por mais que ela também tenha ficado viúva. Só no episódio final, já nos minutos finais que o personagem é oficialmente o editor-chefe do Planeta Diário.

E Jimmy Olsen? O jovem foi introduzido na série como um antigo caso de verão de Chloe e os dois voltam a se encontrar quando trabalham no Planeta Diário. O fotógrafo se envolve com a loira e se casam, mas no final da oitava temporada acaba sendo morto por Davis Bloome, alter ego do vilão apocalipse e que era obcecado por Chloe. Quando se pensa que a morte de Jimmy foi totalmente confusa, vem à tona que o personagem não é o mesmo fotógrafo atrapalhado dos quadrinhos, filmes e outras adaptações do homem de aço, e que esse viria ser o seu irmão mais novo.

Entre essas e outras mitologias, que Smallville criou uma história única, em que apesar de seus deslizes ao longo dos anos, encerrou dignamente com o seu objetivo inicial.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Será que a Elsa se assumiu lésbica cantando e ninguém percebeu?

Curiosidades de Euphoria, a série BAFOOOO da HBO.

Viajamos no verdadeiro trem do Harry Potter! Na vira real!!! Veja como foi a experiência neste vídeo.

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER