Smash 1×01 — Pilot

Por Rafael Revadam

E o espetáculo começou! Como estratégia de divulgação, os produtores de Smash disponibilizaram o episódio piloto da série para download antes de sua exibição, o que foi um sucesso.

A série, que ao ser anunciada foi classificada pelos críticos como um “Glee para adultos”, se mostrou bem mais do que isso. É claro que Glee merece seu mérito por ter aberto espaço para séries musicais, mas sua semelhança com Smash termina nisso. Smash possui uma trama mais densa, que foca não só na construção de um musical, como nos dramas particulares de cada personagem.

O episódio começa apresentando Tom (Christian Borle) e Julia (Debra Messing), respectivamente compositor e escritora de musicais da Broadway, que numa conversa com o assistente Ellis (Jaime Cepero) tem a ideia de se criar um musical sobre a vida da atriz Marilyn Monroe.

O projeto do musical sai do papel com a gravação de uma música demo cantada pela atriz Ivy (Megan Hilty), que acaba sendo divulgada pela internet atraindo o interesse da produtora Eileen (Anjelica Huston) e do diretor e coreógrafo Derek (Jack Davenport). Juntos, Tom, Julia, Eileen e Derek iniciam as audições para o musical e ficam divididos entre o talento da atriz experiente Ivy e a novata Karen (Katharine McPhee) para o papel da protagonista.

Enquanto a produção do musical anda dividida, as vidas pessoais de cada um também andam movimentadas, como a de Julia, que enquanto escreve o musical, também tem que lidar com a burocracia para adotar um bebê e a produtora Eileen, que enfrenta um divórcio com um ex-marido que quer deixá-la sem nada.

Já o diretor e coreógrafo Derek se mostrou um dos possíveis vilões da trama. Além de possuir uma rivalidade com Tom, ele tentou realizar um ‘teste do sofá’ com Karen e levou um não bonito da moça. Outra que se mostrou uma boa invejosa é Ivy, que deu a entender que fará de tudo para o papel da diva Marilyn.

A trilha sonora do episódio também merece destaque. Confesso que fiquei triste por não ter rolado uma performance completa de (Somewhere) Over the Rainbow, mas o dueto entre Megan Hilty e Katharine McPhee cantando Let Me Be Your Star foi ótimo. Já Beautiful, cantada por Katharine, ficou a desejar. A música de Christina Aguilera ficou bonita, mas o fato de ter escolhido uma música já cantada pelo elenco de Glee fez com que um comparativo entre as séries fosse maior. Aliás, a mistura entre regravações e músicas criadas especialmente para o seriado foi um diferencial positivo para o episódio.

Outro destaque é a utilização de cenas de filmes de Marilyn Monroe. A atriz, foco do musical, teve boa parte do episódio dedicado a sua história pessoal, mostrando algumas de suas atuações, que foram muito bem ligadas com situações dos personagens da série.

Um ponto negativo e inevitável é a comparação da dupla Tom e Julia com os famosos Will e Grace. O fato de colocarem Debra Messing atuando com mais um personagem homossexual caricato gera semelhanças entre as séries, apesar do foco dessa nova dupla ser mais o drama do que a comédia. Já Angelica Huston não pode mostrar neste primeiro episódio a força de sua personagem, mas o preview do próximodeu uma ideia do quão diva ela poderá ser.

E Katharine McPhee? A participante da quinta temporada de American Idol atuou bem, mas sua personagem precisa de uma história um pouco melhor, e fico torcendo que sua trama não fique apenas centrada em ‘quero-ser-estrela’, o que saberemos somente com o decorrer dos episódios.

No final das contas, Smash agradou. A história foi bem construída e a rivalidade entre Karen e Ivy promete boas cenas, inclusive algumas com o garanhão Derek. O problema é ter que aguardar até o dia 6 de fevereiro, data de sua pré-estreia, para vê-la na TV. Do resto, já posso dizer que sou Team Karen, e vocês?

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER