Smash 1×13 — Tech

“Se eu fosse você pensaria em usar o seu poder de estrela. Mas não o espalhe, deleite-se com ele. Encontre sua alegria. Será a sua fuga para o medo”— Derek

Tech é uma expressão de teatro que quer dizer passagem técnica. É a hora onde são feitos os acertos na luz, posicionamento de palco, o que vai e o que não vai funcionar em cena. É a perfeita expressão para o momento em que a história está vivendo, e também casa bem com a fase de cada personagem.

É gratificante ver como Uma Thruman é uma atriz fenomenal. Primeiro ela trouxe a estrela, mimada, meio arrogante, depois trouxe a amiga e agora ela nos trás a frágil Rebecca. Ela fica bastante nervosa durante a passagem técnica, e o grande medo dela é que todos, tanto a equipe quanto o público, a considerem uma piada. “Não me importo em fazer piadas, mas não quero parecer uma. Quero ser uma artista, uma atriz com integridade” WTF? Essa frase é alguma do episódio, e que vocês perderam?

NÃO, é uma frase da própria Marilyn. Ela tinha o medo de parecer bobinha demais, ingênua, de não passar de um corpo com madeixas loiras e um decote avantajado, e não ser uma atriz de verdade. E Derek lembrou isso a Rebecca. Marilyn Monroe não seria um ícone cultural se fosse uma pessoa simples. A frase que ilustra essa review poderia bem ser um conselho de algum diretor para Marilyn, ou de um amigo ou mesmo de um terapeuta. Amei, Smash!

E agora, produção? Já vimos em Karen a ingenuidade e o frescor de Marilyn, em Ivy, a volúpia, a dependência química e o sex appel. Para Rebecca restou o medo, a insegurança. E também o brilho. Desta forma, o roteiro da série vem construindo e nos apresentando quem foi a Bombshell e o porquê de ela ser admirada até hoje. Uma salva de palmas para os roteiristas!

Há soluções para este espetáculo? Sim, e uma que eu venho levantando aqui sempre é o uso de mais de uma atriz no papel principal. Tom e Júlia já criaram the ghosts para as cenas nas quais Rebecca não irá cantar por sua limitação técnica. As principais sombras seriam assim Karen e Ivy, que estariam em outro plano, talvez o dos sonhos, da imaginação, enquanto Rebecca interpreta o plano da realidade. Nossa, Nelson Rodrigues e seu “Vestido de Noiva” estariam agora orgulhoso de mim. Para quem não entendeu a analogia, recomendo uma leitura na principal peça do dramaturgo brasileiro.

Os demais relacionamentos da série estão também em franco processo de passagem técnica. Será que o namoro de Tom terá a aprovação da família de Sam? Será que a volta de Michael ao elenco, como DiMaggio, abalara a frágil família de Júlia, recém refeita? Será que o noivado de Karen está por um fio? E por fim, mas de forma alguma menos importante, será que Eillen encontrou o príncipe encantado ainda na forma de um sapo? Isso é passagem técnica, caros amigos.

“Happy Bithday, Mister Director” foi um dos meus momentos favoritos da série e foi ainda uma espécie de divisor de águas. Após Derek falar que ama Ivy, ele se entrega aos encantos de Marilyn/Rebecca e acaba indo para a cama com a estrela. E pela terceira vez vimos Rebecca dar um fora em Ivy. Ela mostra aqui suas reais intenções em hostilizar a namorada do diretor. Ela queria Mr. Director para ela.

E Marilyn, era mimada também? Tinha o que queria? Era irresistível? A resposta é sim. E Rebecca está nos mostrando que nesse ponto é bem parecida com a Blondie Girl.

Eu estou muito empolgado com o próximo episódio, Previews, que pode ser definitivo para uma de nossas estrelas. A dois episódios da season finale, Smash está crescendo muito e se tornando uma grade série. Que “quebrem as pernas” e “merda para todos”. Até!

PS 1: Banana com Pasta de Amendoim é o novo brigadeiro da fossa?

PS 2: Vou deixar para comentar o encontro de Ivy e Dev na próxima review, ok?!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER