Smash 2×16/2×17 — The Nominations/The Tonys [series finale]

E uma coisa que aprendemos é dar a eles aquele grande final que eles irão esquecer o que veio antes. (…) Eles esquecerão e perdoarão se você for boa no final. Só dê à eles aquele grande final e deixo-os querendo mais” — Ivy e Karen

Será mesmo? Será que um grande final apaga todos os tropeços de uma temporada perdida? Se Smash não teve um rumo bem claro durante o curso desta temporada, o final fecha com chave de ouro as histórias iniciadas lá na series premiere. Redenção, acerto de contas, o fechamento de um ciclo. É o suficiente?

Smash 2x17 - Hit List

As premiações são para os espetáculos musicais o fim de anos de trabalho braçal, político, ensaios, previews, substituições, erros e acertos na Broadway. Para os espetáculos é o fim de uma jornada, que irá garantir sua permanência na história da Broadway (com novas montagens, continuação de temporadas, que as musicas sejam mais conhecidas que o espetáculo) ou seu esquecimento.

Para Bombshell fica a “re-consagração” de Marilyn. Let Me Be Your Star, de longe a melhor musica do espetáculo, e que foi o single mais vendido de Smash no ITunes, com mais de 48 mil downloads, toca sem parar (instrumentalmente) durante a premiação. Sim, eu aposto que esta canção não será esquecida, assim como Don´t Forget Me e Never Give All the Heart, pois, como eu já comentei aqui, há uma conexão entre o público e estas canções, além de serem sensacionais.

Para Hit List eu acredito mesmo que algumas canções também irão cair no gosto popular, ser alvo de audições nos reality shows musicais, pela pegada pop que elas tem, e até ser vendáveis. Mas é isto que irá restar. Ainda não sabemos que personagem foi este, Amanda, que Jimmy insiste em dizer que Karen criou. Ok, é um mérito de o ator criar a personagem com todas as nuances necessárias, e é até mais louvável que recriar um ícone, mas vocês sabem quem é ela? Se souberem, me contem, pois como a história foi contada eu ainda não tenho a menor ideia de quem é Amanda, qual o problema da Diva e qual a história de Hit List.

Smash 2x17 - Bombshell

Bombshell e Hit List garantiram sua visibilidade no Tony Awards. Garantiram o estrelato de Ivy Lynn, a consagração de Derek, Eileen e da dupla Tom e Julia, a grande promessa de Karen. Mas nós não já sabíamos disso tudo? A série já não começou assim? Então, quanto foi que progrediu a história? Se saímos deste ponto no inicio da temporada passada e chegamos ao mesmo lugar, eu posso concluir que Smash não saiu do lugar? Deu a famosa volta de 360 graus e estacionou no mesmo lugar que começou?

O grande acerto desta series finale (ou season finale, ainda to confuso com o recado de Big Finish) foi sim encerrar as histórias e deixar-nos curiosos para como poderia se dar a continuidade desta história. Mais uma vez, se fosse tratada como AHS, com inicio, meio e fim a cada temporada, com certeza Steven Spielberg teria orgulho de sua criação. Eu sentirei falta da energia de Smash, que acompanhava cada episódio na primeira temporada e que voltou a aparecer no final desta temporada. Se há algum plano para trazer Smash na TV a cabo ou mesmo serviços de vídeo on demand, que seja com outra história, com outro espetáculo e com novos atores. Break the leg, guys! Foi um prazer dividir minha opinião sobre esta série com vocês. E claro, fiquemos com Let me Be Your Star para deixar aquele gostinho que quero mais, típico dos bons shows.

The drama, the laughter,
The tears just like pearls.
Well, they’re all in this girl’s repertoire.
It’s all for the taking,
And it’s magic we’ll be making.
Let me be your star.” — Ivy e Karen — Let Me Be Your Star

P.S: Muito bacana a participação de Lillias White, Ron Rifkin, Kathleen Marshall, Marin Mazzie, Susan Blackwell, Rosie O’Donnell e Lin-Manuel Miranda grandes nomes do teatro musical americano em The Tonys.

P.S.1: Eu gostei muito de Ivy ter vencido o Tony de Karen, ela nasceu no teatro, é a consagração de uma vida nos palcos, que faltava a oportunidade certa para ela brilhar.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER