Sobre as piores interpretações da TV

Quem acompanha a #GONGSHOW sabe que um dos motivos que mais me faz gongar uma série é a interpretação de seus atores. E eu acho um motivo mais que justo. Afinal, se você vai perder quarenta minutos semanais para acompanhar um seriado, a preocupação do ator é, no mínimo, apresentar um trabalho de qualidade.

E sempre que um post do gênero é feito, o que não faltam são as justificativas a respeito do trabalho do ator. A culpa é colocada em tudo. Mas em tudo mesmo. Mas nunca. Eu disse NUNCA a falta de recursos interpretativos do ator é a responsável por uma atuação sofrível. Ou seja, se o ator é ruim, a culpa não é dele (não vale Dobrar nada aqui).

Antes de prosseguir, fiquem com essa imagem:

Fernanda Montenegro Emmy

Para quem não sabe, essa aí em cima é a Fernanda Montenegro, a grande dama do teatro brasileiro. Quem ainda não viu essa mulher atuando em um palco, corre que ainda há tempo! Se você ainda não sabe também, essa mulher já ganhou o Urso de Prata em Berlim, é a única brasileira indicada ao Oscar e acabou de ganhar um Emmy.

Xico, mas citar a Fernandona é injustiça com essas novatas.

Só a mencionei porque um dos argumentos usados para justificar a falta de competência do ator é o texto ruim. Fulano interpreta mal porque o texto não favorece. Cansei disso, sabia? Sabe a Fernanda aí em cima? Pois é. Ela atuou em uma das piores novelas brasileiras chamada Zazá. Um texto péssimo do Lauro César Muniz. E sabem o que ela fez? A-HA-ZOU! Não tinha essa de roteiro, não. Ela conferia dignidade para qualquer porcaria escrita.

Dá uma espiada nessa outra imagem aí:

Claire Danes Golden Globe

Essa é a Claire Danes. Ela tinha 15 anos quando ganhou seu primeiro Globo de Ouro de Melhor Atriz em Série Dramática. Ela ganhou outro alguns anos depois. E colocou alguns Emmys na sacola também. Onde eu quero chegar? É que outra justificativa é dizer que determinado ator é ruim porque é muito jovem e não tem tantos recursos assim. Só pra lembrar, Anna Paquin ganhou um Oscar com apenas onze anos de idade. Juventude é sinônimo de falta de qualidade? Eu acho que não.

Bizoia essa outra imagem:

kristin-kreuk-jay-ryan

Não sabe quem são? São os atores Jay Ryan e Kristin Kreuk do seriado Beauty and the beast. Reconhece o que eles seguram nas mãos? Ah, não? É o troféu do People’s Choice Awards. A série levou o prêmio de Melhor Série de Drama. Sim, é isso mesmo. E por que eu estou falando do PCA? Simples. Muitos usam o prêmio como argumento para defender determinado ator ou determinada atriz, dizendo que já ganharam o PCA. Só uma verdade sobre o PCA: o público vota e vota quantas vezes quiser. Ou seja, se você tem uma base de fãs muito grande, leva. Credibilidade? Pra quê?

Uma última imagem:

Anitta

Reconheceu? Pois é, isso aí em cima é a Anitta. Ganhou o Brasil, sabia? Todo mundo dançou a música dela também. Porque ela está ali em cima? Simples. O argumento mais esdrúxulo usado é: Se você tá criticando, vai lá e faz melhor. Eu não preciso cantar melhor que a Anitta para dizer que ela canta mal. Outras pessoas já fizeram isso de forma muito mais sintomática. Beijos, Bethânia.

Até porque o papel da crítica não é ir lá e fazer melhor. O papel da crítica é analisar, comparar, peneirar, discriminar, selecionar. Entenderam? E se eu digo que uma pessoa atua mal e você diz que ela atua bem, nós dois fizemos uma crítica. Percebeu? Você não fez nada diferente de mim. Logo…

Encerro fazendo propaganda das Faculdades de Interpretação Ricardo Macchi. Afinal, todo ator duvidoso ser formou lá!

Ricardo-Macchi

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER