Sobre Empire, a novela da Fox

Sabe quando alguém pega uma das mais famosas peças de William Shakespeare e adapta para a televisão chamando nomes de peso como um grande produtor musical e um ator indicado ao Oscar e um diretor também indicado ao Oscar e você pensa que não pode dar errado? Pois é. A má notícia, é que deu errado sim! E muito errado!

Bem vindos! Essa é a sua, a minha, a nossa #GONGSHOW! E hoje vamos falar sobre Empire, a novela da Fox.

Sim, amores, os Estados Unidos da América pegaram gosto em produzir novelas em formato de séries. Se você já tinha Revenge e sua clássica inspiração em tramas mexicanas (a coisa anda tão mal para os lados de Emily Thorne e companhia que me espanta muito que ainda esteja no ar) e as versões americanas para Betty, a feia e Jane, a virgem (notaram como esses hispânicos adoram colocar um aposto após o nome da sua protagonista? Tô pensando em alterar minha descrição abaixo em algo como Xico, o ácido ou Xico, o delícia), agora tem a melhor amostra de como seria se Aguinaldo Silva escrevesse uma série.

A história não tem nada de original. Se você não fugiu da leitura dos grandes clássicos provavelmente vai reconhecer a história do Rei que, doente, decide escolher, entre suas três filhas, sua futura herdeira (nunca esqueci de Glaucester ou da versão brasileira com o Raul Cortez). Sim, lindos, isso é Shakespeare, isso é Rei Lear.

Eu não vejo problema algum em se inspirar nos clássicos. Em TV, nada se cria, tudo se copia. O problema é quando você pega a obra original e faz uma grande lambança, enchendo de clichês. E foi isso que Lee Daniels fez. O Lee é o cara por trás de Preciosa, aquele filme super dolorido com a Gabourey Sidibe. Eu até levava fé nele, mas adivinhem só? Ele fez de Empire uma das coisas mais cretinas que existe na televisão. Consegue superar a cretinice de Revenge. E olha que eu achei isso ser impossível.

A trama acompanha o mundo do hip-hop e os bastidores de uma gravadora, a tal da Empire. Sinceramente, eu não sei o que é pior. Todos os atores estão péssimos, canastrões, caricatos, carregados. Seria super legal se fosse uma comédia. Mas estamos falando de um drama, galera. Terrence Howard joga sua indicação ao Oscar na lama. Dizem as más línguas que ele fez uma pós na Escola de Artes Interpretativas Ricardo Macchi.

Os três filhos do Terrence também não estão em melhor situação. A impressão que eu tenho é que o Lee Daniels chamou os vizinho tudo pra ser ator e nem fez uma preparação de elenco com a Fátima Toledo. E eu nem vou entrar nos méritos do elenco de apoio.

E é super novela mesmo. Tem traição, intriga, puxadas de tapete, tapas na cara, adultério, o filho favorito pegando a mulher do pai, esposa saindo com o segurança, o filho rejeitado e gay defendendo a honra do pai. É o tipo de coisa que a gente já viu de todas as formas possíveis na teledramaturgia brasileira só que bem melhor. Na verdade, tenho a teoria de que Empire é um roteiro perdido e ruim da Glória Magadan. Não tem outra explicação.

Ah, mas faz sucesso! Fico impressionando em como o povo gosta de coisa de que não presta! É o maior sucesso da Fox, o maior sucesso do ano, garantindo uma segunda temporada. OU SEJE, vamos ter mais um ano dessa cretinice sem fim.

E o pior é ver gente como Snoopy Dogg, Kanye West, Mary J. Blidge, Jennifer Hudson, Timbaland entrando nessa. Quer dizer, nem é tão pior assim. Esse povo querem tudo aparecer e não perdem uma boa chance de se promover. Aí, já viu, né?

Se você quiser rir muito, esqueçam essas comédias meia bocas que duram mais de dez temporadas. Fecham o drama Empire. Risadas garantidas.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER