Spartacus 2×09 — Monsters

“Você quer deixá-los ir livres?” — Ashur
Não, quero deixá-los se divertir nas pedras e lama, e quando a fome e a loucura os expulsar de seu esconderijo, mataremos todos eles” — Glaber

Finalmente, um episódio no nível de Fugitivus! Depois de três semanas mornas, com bom desenrolar do roteiro, mas falta de uma ação pra valer — pelo menos, do que estamos acostumados com Spartacus: Vengeance — Monster trouxe tudo muito bem equilibrado, com direito a uma trilha sonora sensacional no címax!

Infelizmente, este foi o penúltimo episódio da temporada. Ao contrário de Blood and Sand, que teve 13, Vengeance terá apenas 10, com sua season finale dia 30 de março. Mas todos hão de concordar comigo que dez semanas valeram por uns 20 episódios do que vemos por aí, em qualidade de roteiro e atuações, além da diferença nas concepções da trama, já que estamos falando de uma série histórica de TV a cabo.

Vamos ao que interessa. Monster conseguiu reunir em 40 minutos uma nova intriga no ludus de Cápua, ao mesmo tempo em que unia os rebeldes numa festa, sem saber que os romanos estavam prestes a atacá-los. Assim, tivemos uma pobre Seppia sendo manipulada por Lucretia — e Ilithyia, que retornou do sequestro com mais “sangue nos olhos” do que nunca.

Alguns até podiam esperar a reviravolta da cena, mas confesso que fiquei surpreso com a frieza de Ilithyia em matar Seppia para reatar com Glaber. Tudo bem que a loira fez muito disso na outra temporada, mas depois de Balance parecia que Ilithyia teria alguma redenção, pelo menos por conta seu bebê. Enfim, o casal está unido novamente.

Ashur, por sua vez, está cada dia mais influente em Cápua, e ganhou de Glaber a promessa de que, após a morte de Spartacus, ele herdará o ludus de Batiatus (com Lucretia no pacote). Algo me diz que, se Ashur morrer na finale, a ruiva será a assassina, apesar de achar que o sírio ainda dará as caras na terceira temporada…

Spartacus, numa última tentativa de unir suas tropas, usou da estratégia que muitas empresas até hoje utilizam: jogos e bebidas. Assim, Crixus e Agron tiveram que deixar as rixas de lado para combater (sem armas) Gannicus e Oenomaus, outra dupla que precisava de um empurrãozinho. Isso foi fundamental para integrar os rebeldes, que logo foram atacados por Varinius e Glaber.

Falando em Varinius, seu retorno foi inútil e sem sentido. Ele não ajudou Seppia, não conseguiu pressionar Glaber para que voltasse a Roma, e ainda foi bucha de canhão do pretor, o único ponto do roteiro que achei fraco. Nunca um pretor romano faria aquilo, até porque ambos disputavam uma vaga no Senado, e tinham o mesmo posto militar. Enfim, uma falha entre vários acertos.

Pela primeira vez, não sei o que esperar da finale. Haverá o confronto final, logicamente, mas não vejo futuro para os rebeldes, depois de serem encurralados no Vesúvio. O filho de Ilithyia é mesmo de Spartacus? O que ela e Lucretia estão tramando para Glaber?

Lembrando que, na história real, Spartacus consegue vencer as primeiras batalhas em Cápua e arredores, até ser esmagado pelo poderio de Roma, comandado por Marcus Crassus. Isso, pelo que sabemos, vai acontecer na próxima temporada, que já teve alguns atores confirmados. Ou seja, a morte de Glaber é quase certa…Veremos o que a season finale nos reserva nessa sexta! Até lá!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER