Spartacus 3×04 — Decimation

“ Vocês recuaram diante de Spartacus, e seu exército de escravos, temendo a eles mais do que a seu próprio comandante. Um erro que corrigirei esta noite. Na lição, que temam o nome correto: Marcus Licinius Crassus”.

Dizimação. Além de ser o nome da brutal punição dentro da hierarquia militar romana — executado por Crassus sob a tropa de Tiberius, que debandou do campo de batalha no último episódio — Decimation também foi o que aconteceu com os romanos que ainda permaneciam vivos na cidade tomada pelos rebeldes. Pelo menos até Spartacus retomar o controle da situação…

Quantas boas sequências tivemos neste episódio! Fiquei ansioso do início ao fim, sem saber se Caesar seria descoberto, se Laeta pagaria por ter ajudado os romanos, se alguém sairia morto do duelo Crixus X Gannicus, e até mesmo se o piá-de-prédio Tiberius pagaria com a vida pela precipitação militar.

Vamos por partes. Caesar infiltrado foi uma ótima sacada dos roteiristas, algo que Crassus já estava tramando desde o segundo episódio, quando pediu para o loiro não raspar a barba. Com aparência de escravo, e ocultando suas habilidades, Caesar foi aceito em meio aos novos ex-escravos que chegaram em Sinuesa.

Eis que surgiu o primeiro conflito do episódio: Nemetes (o germânico da tribo de Saxa que sempre parece descontente com as ordens de Spartacus) está mesmo planejando um motim, ou está simulando para ganhar a confiança dos recém chegados, em particular de Caesar? O rápido diálogo com Crixus e Naevia na taverna me deixou com a pulga atrás da orelha…

Spartacus 3x4 - Decimation

Por outro lado, Nemetes estava mesmo raivoso com relação aos romanos cativos, e gostou de matar boa parte deles durante a insurreição de Crixus. Falando no “gaulês invicto”, a babaquice de Naevia conseguiu contagiá-lo de vez…Não só ele passou por cima da cagada homérica que ela fez — ter matado o ferreiro Attius inocentemente — como foi pra cima de Gannicus, que só tentava manter a ordem de Spartacus enquanto o líder estava fora, negociando com os piratas Cilícios.

Se por um lado é legal ver os ex-gladiadores se enfrentando (e Crixus continua tomando um sacode de Gannicus!), por outro isso não faz sentido dentro da rebelião. Aliás, só faz sentido para Caesar, que saiu vibrando com o racha que ocasionou…

Voltando aos romanos, o ritual da Decimation foi arrepiante. 50 soldados e 50 pedras. Na sorte, cada um saberia se iria viver no exílio ou ser morto a pancadas. Pedra preta para Tiberius, ufa! Mas seu fiel amigo não teve a mesma sorte, e acabou sendo executado barbaramente. Isso que Tiberius só estava vivo graças a ele, que o retirou a tempo do campo de batalha…

Impondo sua força como Imperator (não confunda com o cargo máximo do futuro Império Romano, este era apenas um general com altos poderes para guerra), Crassus deixou de vez a imagem de criança do filho para trás, ao arriscar a vida de Tiberius em meio aos soldados que seriam punidos.

Por fim, um comentário rápido sobre as mulheres de War of the Damned: longe do poder de manipulação visto com Lucretia e Ilithyia, as representantes do sexo femino permanecem apagadas nessa temporada. Tudo bem que Naevia e Saxa são guerreiras para ninguém botar defeito, e Laeta está mostrando a que veio. Mas e as romanas? Kore só serve para as cenas íntimas com Crassus, e a esposa Tertulla mal aparece (só soube o nome dela pela Wikipedia, confesso hahaha).

O que achou de Decimation? Crixus vai mesmo abandonar Spartacus? Quanto tempo vai durar a farsa de Caesar? Comente!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

A Fazenda voltou e o que esperamos? Memes! Mas será que os novos memes superam estes??? Clique e assista agora.

Será que você sobreviveria em American Horror Story 1984? Assista ao vídeo e prepare-se para a nova temporada.

Curiosidades de Euphoria, a série BAFOOOO da HBO.

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER