Spartacus 8×09 — The Dead and the Dying

Vamos seguir nosso destino juntos, seja qual for o custo. Mas não esqueceremos aqueles que estão ausentes do nosso abraço. Aqueles que sacrificaram as suas vidas para que pudéssemos viver livres. Por Crixus! Por Sura, Varro e Mira!”. Spartacus

“Por Oenomaus! Por Diotimus, Rhaskos, Donar, Duro, Nemetes…Crixus! Crixus! Crixus! “.Todos

Chegamos ao penúltimo episódio de Spartacus, o tenso e intenso The Dead and the Dying. A tensão rolou por toda a parte: não sabíamos se Pompeu e suas tropas realmente haviam chegado, se Agron sobreviveria a crucificação, se Tiberius seria morto na arena… E os momentos intensos não ficaram de fora, como a hábil manipulação de Caesar e a reviravolta de Kore.

Parece que os roteiristas ouviram o clamor dos fãs: realmente seria muita sacanagem Agron e Naevia terem morrido junto de Crixus, daquela forma besta. Não, o ex-gladiador acabou sendo um dos 500 rebeldes capturados, e a amada do Gaulês Invicto foi enviada de volta para Spartacus, com a cabeça de Crixus nos braços.

A crucificação de Agron foi um claro “aperitivo sangrento” do que veremos na series finale. Afinal, a cruz era uma das torturas mais populares contra escravos e infratores naquele século I a.C., e um aviso facilmente entendido por todos: não se meta com os romanos.

Falando em Roma, a terceira ponta do triângulo militar está se unindo à trama de Spartacus: Cneu Pompeu Magnus, o pró-cônsul que, num futuro próximo, dividirá o Primeiro Triunvirato da República com Crassus e Caesar. Voltando vitorioso da Hispânia, os exércitos de Pompeu estão vindo pelo sul, ao passo que as tropas de Crassus voltam de Roma pelo norte.

Spartacus 8x9 - The Dead and the Dying

Com os rebeldes no meio, seu futuro não é nada promissor. Sabendo disso, e buscando honrar Crixus e os mortos em batalha, Spartacus organizou uma versão rebelde dos jogos na arena, que serviram para duas coisas: humilhar os romanos capturados (Tiberius entre eles, depois da artimanha de Caesar) e relembrar os “bons tempos” de gladiador nas arenas, agora do outro lado da moeda.

Gannicus definiu bem o sentimento daquela realidade que viviam: em meio a tanta desgraça como escravo, os momentos na arena eram o que os fazia se sentir vivos, deuses gladiadores sobre um solo arenoso e sagrado. Trágico, mas real…

Por fim, não podemos deixar de lembrar de Kore. Finalmente uma mulher de atitude nessa temporada! Ela jogou um verde em Tiberius, para descobrir se Crassus sentia sua falta, matou o piá-de-prédio para se vingar do estupro que sofreu, e tomou o seu lugar na barganha pelos 500 rebeldes cativos, que Caesar prontamente aceitou.

O imperator, por sua vez, se mostrou satisfeito coma volta da escrava, mas ao pedir para ser chamado de dominus, e não Marcus, deixou no ar que algo vai mudar na relação com Kore. Como era de se esperar.

Já Caesar escapou, mais uma vez, da morte pelos rebeldes. Assumiu a voz e a vontade de Crassus com a morte de Tiberius. E está cada dia mais próximo de se tornar o Júlio César das aulas de história. Bazinga! hahaha

Todos os capazes enfrentarão Roma pela última vez. E isto vos prometo: Viveremos livres ou vamos nos juntar a nossos irmãos na morte!”. Spartacus

Nos vemos na semana que vem, com a tão aguardada — e épica — series finale de Spartacus! Sangue e honra!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER