SS Soul of Gold S01E01 — Reviva, Lenda Dourada!

Estreia de Saint Seiya Soul of Gold traz mistério sobre ressureição dos Cavaleiros de Ouro

Farei você se arrepender por zombar do nome de Athena em minha frente.” Aiolia

Já sabemos o motivo de Soul of Gold ser lançado, agora só nos resta entender como os Cavaleiros de Ouro foram parar em Asgard.

O início do novo anime serve tanto como “previously on Saint Seiya” como momento de situar o fã nesta nova saga. A ressureição de Aiolia e os acontecimentos desta nova saga se dão em sincronia com os últimos momentos da batalha de Hades.

É isso mesmo, enquanto Hyoga, Shun, Shiryu, Ikky e o outro, tentam salvar Athena nos elísios, os guerreiros de ouro ressurgem em Asgard. A sincronia das sagas fica clara já no primeiro momento, com todos os planetas alinhados. E se você não entendeu, tivemos uma explicação clara quando Aiolia olha para o céu e vê um eclipse que acontece já há quase uma semana.

Saint Seiya Soul of Gold Aiolia de Leão

Será que os produtores armaram uma trama entrelaçada, como foi a Saga de Asgard com a batalha de Poseidon? Seria interessante, afinal Hilda foi manipulada anteriormente. E agora, o novo senhor de Asgard se mostraria poderosíssimo ao se aproveitar da sensível guerra santa para libertar Asgard do frio eterno.

Só temos um problema aí: se Hades vencer, o mundo ficará na penumbra para sempre (sabemos que isso não acontecerá) e, portanto, os planos do novo vilão Andreas Lise, de trazer sol à Asgard, iriam por água abaixo. Por isso digo, o buraco é mais embaixo.

Mas esta não é a principal pergunta do novo anime. Pelo menos não agora. Temos várias outras: como Aiolia voltou a vida? Qual o significado daquelas manchas roxas em seu corpo? Por que ele voltou em uma bola de luz verde? Qual o significado daquele pingente dado por seu irmão, Aiolos, que nunca vimos antes?

Talvez o pingente seja apenas um easter egg, ou uma referência ao pingente de Shun, que também nunca vimos até ele ser necessário para a trama. E esta não seria a primeira fórmula repetida do novo anime.

Uma das novas personagens é a suposta rebelde Lyfia, que tenta alertar a população de Asgard sob os perigos causados por seu líder. Inicialmente ela se mostra como uma espécie de Freya 2.0, que rapidamente é presa pelos soldados de Asgard. Lyfia acredita que Aiolia foi inviado pelo Deus Odin, para defender suas terras de um novo mau.

lyfia-saint-seiya-soul-of-gold

Hilda caiu doente, sem explicações ou razões claras. Andreas foi enviado para substituí-la e, de alguma forma, ele recriou a árvore Yggdrasil sobre a estátua de Odin — algo considerado proibido pelos asgardianos. Lyfia se diz indicada por Hilda para livrar Asgard de Andreas e tomar seu lugar. Mas desconfio de que esta seja apenas a versão de Lyfia. Ela é tão misteriosa quanto qualquer outro personagem e pode não ser tão boa quanto parece.

Na mitologia nórdica, Yggdrasil é uma representação do universo, ou o eixo do mundo. Esta árvore colossal ligaria os nove mundos da cosmologia nórdica.

As raízes mais profundas estão em Niflheim, um mundo sombrio. O tronco seria Midgard, o mundo material dos homens. A parte mais alta, que tocava o sol e a lua, é Asgard, a terra dos deuses. Valhala seria o local onde os guerreiros vikings eram recebidos após terem morrido.

Os frutos de Yggdrasil contém respostas das grandes perguntas da humanidade. Por isso ela é protegida por Valquírias, espécie de amazonas nórdicas. Diziam ainda que as folhas de Yggdrasil podiam trazer pessoas de volta a vida. Será que Aiolia ressuscitou com uma dessas folhas?

Como você pode perceber, alguns desses nomes foram apropriados pela série no passado. Asgard é a terra gelada, que deve se manter assim para conservar o mundo de inundações. Valhala é o palácio da realeza asgardiana. Midgard era o misterioso Guerreiro Deus, que depois descobrimos ser Hyoga, no filme A Grande Batalha dos Deuses.

Aiolia e Frodi se enfrentam em Saint Seiya Soul of Gold

A promessa de Andreas é que os frutos de Yggdrasil livrarão Asgard de sua maldição gelada. Fica claro que a missão dos cavaleiros neste anime será destruir Yggdrasil antes que ela tenha seus frutos. E ao final, o cavaleiro de sagitário revela que a árvore carrega respostas que Aiolia necessita alcançar.

Apesar de Asgard já ter servido de cenário duas vezes no universo do anime, até então não tínhamos ouvido falar em Einherjar, a legião de guerreiros mortos que na mitologia eram resgatados pelas Valquírias e levados para Valhala.

A primeira batalha do anime mostra Aiolia contra Frodi de Gullinbursti. Na mitologia, Frodi (Frode, Frey) é o Deus do tempo, da prosperidade. Senhor de um javali de ouro que habita Midgard. Esse javali é o próprio Gullinbursti, que dá nome a sua robe divina (uma espécie de sápuri de Asgard?) nunca antes vista no anime. Podemos dizer então que está é a luta entre Simba e Pumba o Leão e o Javali.

O deus nórdico cujo nome significa Senhor é representado várias vezes com uma espada em suas mãos. Ele é um dos deuses mais antigos da mitologia germânica. Não a toa, Frodi é o primeiro Guerreiro Deus que conhecemos. Ele porta a Espada da Vitória que no anime se chama Sieg- Schwert, e possui a habilidade de se deslocar por si só.

armadura divina de leão Saint Seiya Soul of Gold

Frodi faz uma grande revelação a Aiolia: os guerreiros mortos (Einherjar) possuem manchas em seus corpos, como a que vemos em Aiolia. Mas esta não é a única revelação da luta. Como sabemos, o pingente de Aiolia traz uma mensagem de seu irmão: ele deve buscar a grande árvore Yggdrasil para desvendar os mistérios de sua ressureição.

Será que as respostas estão nos frutos, como indica a mitologia? Estes frutos nos deixarão saber que entidade despertou em Lyfia, quando Aiolia queimou seu cosmo e desenvolveu a armadura divina de leão?

Só saberemos nos próximos episódios de Saint Seiya Soul of Gold. Lembre-se: o anime é apresentado quinzenalmente na faixa, basta acessar aqui.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER