SSX: O jogo de snowboard surrealista

Uma análise sobre o sucesso SSX, que nasceu no Playstation 2.

SSX é uma franquia existente desde o Playstation 2 e o seu primeiro jogo foi lançado no ano de 2000. A proposta dele é fazer corridas e competições de manobras com snowboard que ignoram totalmente as leis da física. Como não amar?

O último título do jogo (também chamado SSX) foi lançado para Playstation 3 e XBOX 360 no ano de 2012, mas mesmo com ótimos comentários da crítica, passou despercebido por muitos gamers e até fãs do esporte. Com isto em mente, resolvi analisá-lo e mostrar porque ele merece uma chance na sua estante de jogos, seja você fã do esporte ou não.

Desta vez, a premissa do game é fazer com que o jogador conquiste as 9 Deadly Descents, que são montanhas extremamente perigosas espalhadas pelo mundo. Isso quer dizer que você deve pegar o seu personagem e chegar até o fim de cada uma delas vivo. Porém, cada uma delas inclui um desafio a mais, já que algumas possuem altos níveis de deslizamento, outras tornam impossível respirar por muito tempo e em algumas não é possível nem enxergar.

SSX-Wallpapers

Obviamente, o jogo não conta só com as nove montanhas, mas com nove áreas espalhadas pelos continentes do mundo inteiro, onde você deve dominar todas as modalidades (corrida, manobras e sobrevivência), caso queira ser o número 1.

Também vale dizer que todos os mapas foram criados em cima de imagens de satélite registradas pela NASA, ou seja, você realmente estará andando em montanhas existentes em regiões como o Nepal. E até no vulcão Kilimanjaro.

Vale dizer que o SSX também tem suporte para jogos online. Através desse módulo competições mundiais são realizadas simultaneamente.

Enredo

Tudo acontece quando o astro do snowboard, Griff Simmons (que já esteve presente no jogo SSX 3), começa a dominar as montanhas conhecidas como Deadly Descents. Com isto em mente, os veteranos e os novatos da equipe do SSX se reúnem para dominá-las antes que o astro consiga. Um enredo básico, mas justo, já que o foco do game não é a história.

Jogabilidade

SSX-Elise-Riggs-Screen-01_656x369

Você pode pensar: “Com tanta coisa para fazer ao mesmo tempo, a jogabilidade deve ser travada ou difícil, né?”. A resposta é: não!

O game pode ser um pouco difícil no começo para os que não estão habituados a jogos de corrida. Mas vale dizer que a mecânica dele é bem simples e fácil de aprender.

Nas corridas, os personagens não são complicados de conduzir (mesmo quando é preciso fazer aquela curva absurdamente fechada) e também é possível parar totalmente o board a qualquer momento em partes mais arriscadas. Nas competições de pontos por manobras a tarefa é mais fácil ainda, já que todas elas podem ser feitas só com o analógico esquerdo. Simples!

Gráficos

Os gráficos não são os melhores na questão do detalhamento dos personagens, mas cumpre o seu papel bem — já que você dificilmente vai ver eles de perto. As montanhas são amplas e cheias de detalhes, e a sensação de velocidade realmente consegue ser passada, já que quanto mais rápido você estiver (ou mais manobras fizer), mais o cenário se distorce e fica com cores vibrantes. Para melhorar, os personagens também possuem roupas especiais de neon.

Trilha Sonora

SSX-Mac-Prepares_656x369

Para quem não sabe, a série de jogos SSX já é famosa por ter várias faixas de bandas alternativas e bem atuais. Desta vez não foi diferente.

A trilha conta com diversas músicas que partem do rock indie, para o eletrônico e até aposta em rap e dubstep. Artistas de destaque como Two Door Cinema Club, Foster The People, The Hives, Skrillex e Camo & Crooked estão incluídos.

Se você é do tipo que gosta de se desafiar e sempre está tentando conseguir a melhor pontuação, SSX é definitivamente o jogo para você.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER