Star Wars Day: A força da franquia

star-wars-the-force-aweken

Poucas franquias são tão fortes nesse planeta quanto Star Wars. É algo que não morre nunca, nem mesmo adormece. Poucas tem um fandom tão vasto, movem multidões e, claro, fazem alguns se emocionarem com um trailer, depois de tantos anos.

Não é à toa que, em 2012, a LucasFilm foi vendida para a Disney por 4 BILHÕES de dólares. Verdade que o Indiana Jones faz parte do pacote, mas… meh… ele não é um Jedi, ele não é tipo ninja com um sabre de luz, ele não é treinado pelo Yoda.

Lá pelos anos 70 ainda, quando um jovem George Lucas estava realizando seu sonho, criando seu universo maravilhoso, já tinha total noção de que precisava de mais do que só um filme para construir isso tudo. Afinal, era um universo ficcional completo e complexo, vários planetas, raças, o império, os Jedi, os Sith, muita coisa.

Precisava de maneiras de sustentar a coisa toda. Uma minissérie em quadrinhos, com seis edições, foi programada. Advinha qual editora foi procurada e, principalmente, resolveu apostar na série baseada em um filme “qualquer”, sem nenhum ator famoso, que ainda estava sendo filmado? Claro, a Marvel.

Depois do filme veio de tudo: bonecos, aliás, brinquedos de todos os tipos, livros, mais quadrinhos, fãs escrevendo seus contos, suas continuações, convenções. Uma verdadeira religião se formou. Outro dia estava em uma livraria e encontrei um livro, enorme, que era um guia de action figures de Star Wars. Isso é um catálogo! Franquias de brinquedos não tem isso, Star Wars tem.

A segunda trilogia, em prequência, fez os olhos de várias crianças brilharem. Quem estava vendo como segunda trilogia, já adulto, não se empolgou tanto, mas isso é #mimimi. A verdade é que ela oxigenou de novo a mania. A divisão do planeta entre fãs de Star Wars e Star Trek sempre existiu, mesmo com o segundo tendo toda a sua importância, diversos filmes e séries de TV, a força de Star Wars é essa.

Com a internet por aí, facilitando tudo, a coisa cresceu ainda mais. Os fóruns facilitaram a escrita de contos paralelos. Concursos para continuações surgiram, mais quadrinhos, mais brinquedos. É um universo sem fim a ser explorado. Tantas paródias, referências para tudo.

E claro, o principal, transformou o dia 4 de maio, dia de sua estreia, em um símbolo nerd. #Maythe4thbewithyou

Então, deixo-vos com a reação do garotinho com a grande revelação:

Sobre o Autor

Avatar

Thiago de Carvalho Rêgo

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER