Streaming x Pirataria

capitaogancho

Novas pesquisas e estudos já começam a apontar que, apesar de ainda não ser um hábito tão popular, o streaming já é uma opção interessante para muita gente, que já se conscientizou que a pirataria não é tão legal.

Quer dizer, não é nada legal. Em qualquer dos sentidos. A gente sabe, ninguém trabalha de graça. A cada dia surgem notícias de casos isolados em que pessoas são multadas por pirataria, sites como PirateBay e KickAss são derrubados e opções de VoD surgem.

Nos Estados Unidos, a FCC (Comissão Federal de Comunicações) está lá, negociando e propondo formas de manter a internet neutra por lá. Para quem não sabe o que isso significa — e é complicado mesmo — é assegurar que um lado do mercado não force o consumidor a trocar seis por meia dúzia.

Na coluna passada, abordamos a investida da ESPN por lá. Ela começou a permitir que as pessoas assinem o canal sem a necessidade de uma operadora de TV por assinatura. O problema é que essa é uma guerra em que todos os lados têm forças semelhantes.

Assim como cá, lá as operadoras de TV também são as operadoras de internet. Se tocaram que logo um de seus serviços vai se tornar meio bobo, sendo substituído pelo outro. Mas os valores e custos são diferentes, não dá para simplesmente perder uma fatia do bolo, tem que compensar.

Aí criam-se pacotes diferentes de internet. Um para navegação normal, outro com maior consumo, elevando os preços para o uso de streaming. Youtube, Netflix, HBO Go e tantos outros serviços, que substituem a TV, precisam deixar de ser tão atrativos. A neutralidade da rede impede a diferenciação de pacotes. O serviço é um só, para tudo.

Mas é um ciclo sem fim, como já dizia a canção do Rei Leão. Se o streaming perder a atratividade, a pirataria volta a ser interessante, enfraquece o mercado, diminui as boas opções e, bem, já deu para entender.

Sobre o Autor

Avatar

Thiago de Carvalho Rêgo

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER