Suburbia: Muito além da nova ‘classe C’

Saindo do eixo de séries norte-americanas, a coluna desta semana vai falar da brasileiríssima Suburbia. Produzida por Luiz Fernando Carvalho e Paulo Lins, esta série narra a história de Maria da Conceição, que ainda aos 12 anos foge do trabalho infantil em Minas Gerais e vai parar no Rio de Janeiro, onde sofre todo tipo de humilhação até ser acolhida por uma humilde família de Madureira.

Suburbia MELHOR

OS CRIADORES

A série foi desenvolvida pelo diretor mais inventivo da atualidade. Quem viu Hoje é Dia de Maria e as microsséries Capitu e Afinal, o que querem as mulheres? entende bem a que me refiro. Luiz Fernando Carvalho se destaca de outros diretores globais quando está contando uma história, e faz questão de deixar isso claro na tela através da fotografia e da produção minuciosa de seus projetos. É ver para entender, literalmente.

Outro nome forte na concepção do projeto é o escritor Paulo Lins. Autor do livro Cidade de Deus, brilhantemente adaptado para o cinema por Fernando Meirelles, Lins morou na cidade carioca que deu nome ao seu livro, logo tem embasamento suficiente para contar histórias naquele contexto.

NOVA ‘CLASSE C’ É O CARAMBA!

Enquanto as novelas apelam para conquistar a chamada nova classe C, a série mostra o subúrbio dos anos 90 com uma linguagem quase jornalística, distanciando-se de qualquer produção folhetinesca atual e ganhando uma identidade própria. Outro detalhe interessante é o elenco de não-atores, que ajuda a deixar a produção o mais crível possível.

Suburbia PIOR

TEMPORADA CURTA

Ninguém quer que uma boa temporada dure pouco, não é? Pena que a série em questão tem apenas oito episódios em sua temporada de estreia, e quando o número de episódios é pequeno acaba “sobrando” pro lado de algum personagem. Enquanto Conceição teve sua história muito bem desenvolvida, com Cleiton foi um pouco diferente. Nos últimos episódios tudo aconteceu muito rápido para ele, desde seu envolvimento com o crime até sua redenção. Parece aqueles finais prematuros que os roteiristas apressam quando a série é cancelada — o que não é o caso desta.

A Rede Globo anunciou a produção da segunda temporada de Suburbia para 2014. Quem gostou da notícia?

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER