Supernatural 10×04 — Paper Moon

Talvez eu não esteja pronto pra caçar. Mas eu só estou tentando fazer a coisa certa. Porque estou cansado de fazer a coisa errada.” WINCHESTER, Dean

Eu previa que o ritmo ia desacelerar. Até comentei na última review que estávamos em um arco perfeito de episódios. Estamos falando de uma série que chega a marca de 200 episódios, e manter o ritmo não é simples assim. E esse episódio pecou em muitos aspectos.

Tivemos um famoso “filler” que é nada mais que um episódio que não tem tanta importância pra trama principal e só foi exibido pra preencher espaços. Não acusando Paper Moon de ter sido inicialmente criado pra ser um filler, mas acabou sendo.

No episódio temos Sam e Dean que procuram relaxar, tomar cerveja, e não se preocuparem com os problemas do mundo, que obviamente, da errado. Caçar coisas, salvar pessoas é o negócio da família e é isso que os Winchesters anseiam. .

supernatural8

Ficam sabendo de um caso próximo e vão atrás pra solucionar. Vemos eles de volta ao Impala, um Dean aparentemente estável e um Sam focado, podemos ver a sede que eles tem para solucionar o caso de pouca importância. E isso é confortante, é supernatural raiz, ver os dois no carro, dirigindo na estrada escura. Mas o episódio, infelizmente, não foi composto de cenas confortantes como essa.

Logo no início do episódio vemos que o monstro do episódio é uma licantropo/lobisomem, o que tira totalmente o mistério e só mostra o quanto Sam e Dean foram burros ao não solucionarem de cara que era um lobisomem após ouvirem do policial que o coração estava ausente… bola fora pros irmãos Winchesters…

Nessa tentativa de descobrir quem é, esbarram com Kate (alguém lembra dela? errrr… ela estava naquele episódio incomum da 8a temporada “Bitten”) que leva a culpa dos assassinatos numa tentativa de proteger sua irmã, que foi transformada por ela. O que poderia ter sido uma história até interessante, se na mente de todo mundo não estivesse “tá, mas cadê o Crowley? cadê o Cass? e Metatron? e a marca do Dean?” todos concordam que tem coisas mais importantes na série e eu, particularmente, sou a favor de só colocarem “casos menores” se tiverem realmente uma relevância pra série, mas não sou showrunner, quem sou eu pra querer alguma coisa. Dava certo nas primeiras 3 temporadas esses casos pequenos, mas atualmente não faz muito sentido.

Enfim, voltando ao episódio, Dean utiliza de truques sujos pra conseguir achar a irmã de Kate que fugiu, e no carro, enquanto Kate dorme, Sam e Dean resolvem ter uma DR.

Sam joga na cara de Dean que carregou o corpo sem vida dele pra cama e que depois vê o bilhete insensível. Rola aquela vibe embaraçosa dentro do Impala e aproveitam pra discutir coisas do tipo, Sam ter tirado proveito de muitos demônios, Dean sentir vergonha do que fez com Crowley quando era demônio e o mais importante, a preocupação de Sam quanto a Marca de Cain (aleluia) parece que vai dar muito o que falar ainda. Espero do fundo do meu coração, que essa marca toque o terror e faça muito estrago, pra termos muito que assistir e falar.

Se analisarmos os diálogos moralistas de Sam e Dean sobre certo e errado, sobre matar ou não matar, sobre o que é um monstro e o que não é, podemos extrair alguma coisa interessante que pode e vai ser usada mais pra frente. Mas não precisava disso tudo pra eles terem essas discussões, iam ter de qualquer forma. E não era uma família de lobisomem que precisava pra impulsionar.

Ao chegarem no lugar onde a irmã de Kate está, eles são surpreendidos por dois caras que fazem parte do novo bando da irmã rebelde, eu nem quero comentar sobre isso porque achei muito chato e forçado… Depois de muito nhe nhe nhe vemos Sam e Dean matarem esses dois caras aleatórios, o que não exigiu esforços. E vemos Kate matar a irmã, que está fria e ambiciosa e cheia de planos maquiavélicos. Uma cena tocante mas que no fundo ninguém realmente liga.

Paper Moon foi o episódio mais fraco dessa temporada, o que é perdoável levando em consideração que os outros foram excelentes. Eu não sou contra fillers, entendo que faz parte de séries desse porte, só queria histórias menos moídas, previsíveis e entregadas como foi essa história batida de lobisomem.

Em contra partida, estou MUITO ansioso pro próximo episódio, Fan Fiction, que vai atingir a marca dos 200 episódios!

Só vai ao ar dia 11 de Novembro, mas vai valer a pena esperar. Vamos ter algumas surpresas nesse próximo episódio, estão preparados?

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER