Survivor: Cagayan 28×12 — Straw That Broke The Camel’s Back

Reviravoltas, as principais razões de garantia de sucesso do Survivor. Ao colocar em cheque qual atributo vence o programa, a ideia por trás de branw vs beauty vs brain é semelhante a um grande experimento comportamental, que se utilizou da teoria dos jogos para formular as Estratégias Evolucionariamente Estáveis (EEE). Uma EEE é aquela estratégia que, quando posta em jogo em uma população, consegue se sobressair às demais.

As EEEs variam de acordo com o tempo e com a composição das populações. Predadores gigantes, como leões, cuidam de suas crias mas expulsam os machos adolescentes dos bandos por gerar concorrência futura. Já os pinguins vivem em bandos gigantescos a fim de manter uma temperatura corporal adequada àquele ambiente. Mas o que será que está acontecendo aqui? Este reviewer surtou? Não, meus caros amigos, o que estamos assistindo em Cagayan nada mais é que uma grande luta de estratégias. Na verdade, sempre foi, desde o Borneo, mas como nesta temporada os atributos foram descaradamente destacados, há um acréscimo de competitividade entre as estratégias.

Desde o inicio, Tony utilizou-se de estratégias muito agressivas para dominar o bando. Fez e desfez alianças em questão de horas, mentiu, omitiu e sobressaiu-se aos demais, pois, mesmo sem ganhar um desafio de imunidade se quer ele teve seu nome cravado na história do programa como um brutamontes que pensa. Até certo limite. Pensar em outlast sem levar em conta o outplay é burrice (e das grandes!) no programa. Ele permaneceu ate o TOP 4, mas dificilmente será o vencedor da temporada. Ele é o responsável por colocar cada um dos integrantes do juri fora da disputa pelo prêmio. Logo, a estratégia do Touro Louco de Tony prevaleceu até agora, mas não deve fazê-lo vencer a batalha final.

Survivor Cagayan 28x12

Já a estratégia de Kass é exatamente a oposta. Ela soube exatamente quando e onde falar, quando se calar e articular o jogo. Pensando no TOP 4, são dois fortões contra dois nerds. Mais uma vez as atributos força e inteligência estão empatados. Faz todo sentido para Kass e Spencer levar Tony à final. Ele pode ser derrotado facilmente, assim como Russell Hantz nas duas temporadas em que chegou à final.

Porém, ao escolher abster-se do jogo por um tempo, Kass se mostra, aos olhos do juri, uma jogadora fraca, que foi com a maré e aproveitou as brechas para esvair-se como pó. Assim, é provável que a estratégia da Chama da Vela de Kass não seja vencedora no final. Nem #CaosKass me convenceu. Ela só jogou m**** no ventilador na hora que, se ela não jogasse, alguém jogaria.

E Woo? Este sempre guerreiro, não teve maiores problemas com o grupo que foi ao júri, sempre foi companheiro. As vezes passou desapercebido, e muitas vezes foi manipulado por Tony e Trish para moldar o jogo da forma que eles queriam. Só que Woo tem sangue oriental, sabe fazer o certo na hora certa. Sabe esperar. É paciente. Mas será que a a estratégia da Tartaruga Marinha funciona? Ela tem uma chance em mil de sobressair-se. Ela tem a simpatia de todos, mas em terras de tubarões, tartarugas que se cuidem.

Chegamos à Spencer. Sábio, compenetrado e audaz. Vencedor de diversos desafios, o menino de ouro de Cagayan. Contra o bad boy Tony, Spencer leva o título de Sole Survivor fácil. Nada que sair da boca de Tony para o júri final (juras pela família, promessas de integridade, blá blá blá) serão críveis. E Spencer, com sua estratégia do Macaco da Montanha, foi observador, soube agir e voltar atrás na hora mais certa do jogo. Ganhou as imunidades, mostrou-se capaz. Mostrou-se merecedor. Teve sangue frio para deixar que os colegas de naufrágio se matassem em sua frente. Não conseguiu salvar seus aliados, mas porque o faria? Num jogo onde os seus aliados elegem o vencedor, faz mais sentido que estes estejam no júri, com o poder de voto. Ele aliou-se, mas é um jogador solitário. Ele pode vencer por seus méritos. Praticamente uma Kim Spradlin (One World) de calças.

O cenário para a final está armado. Quem ganha? O forte e calmo Woo? O esperto e brutamontes de Tony? A oportunista Kass? Ou o Golden Boy Spencer? Já sabem para quem fica a minha torcida, né? A finale, de duas horas de duração, acontece nesta quarta (21) e muito em breve a nossa review estará no ar. Ansiosos? Eu estou, certamente. Até breve!

P.S: Trish foi tanto Papagaio de Pirata que nem perdi tempo em detalhar a estratégia dela.

P.S.1: Na verdade, estou ansioso mesmo para saber onde será o Survivor 29 e 30, qual será o tema de cada uma das temporadas. O tema e o local do 29 será revelado no Reunion, que acontece logo depois da finale.

P.S.2: E o desespero levou Tony a votar em Trish. Ela não usaria o ídolo especial mesmo. E se fosse verdadeiramente inteligente, ele teria dado o ídolo normal para Trish e usado o especial logo após a votação. Mas o egoísmo do Touro Louco não deixou-o enxergar.

P.S.3: Uma das melhores provas de imunidade de todos os programas! Como que Spencer conseguiu???? Impressionante!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER