Survivor: Cagayan 28×13 — It’s do or die [season finale]

É verdade, Spencer: é matar ou morrer.

E, infelizmente, foi o fim para Spencer. Na final desta temporada do Survivor havia duas possibilidades: venceria Spencer ou Tony, que protagonizaram todas as armações, enganações e jogadas inteligentes da temporada.

Tony venceu e fez o que Russell Hantz não conseguiu: sagrar-se Sole Survivor. Merecido! Foi coroado o jogo, não a simpatia. Se Spencer chegasse à final também seria uma batalha épica. Acredito ainda com a vitória de Spencer, Tony teria muito voto. Mas como a final envolveu apenas Tony e os demais eram meros coadjuvantes, o prêmio já era dele mesmo. Esse título e esse um milhão de dólares ele já tinha cavado desde o primeiro dia de programa, quando começou a mentir para Sarah sobre a sua profissão.

survivor finale

Policial, astuto, forte, com facilidades de analisar perfis e blefar. Faria (e fez!) tudo para levar o prêmio pra casa.

O Survivor não é um jogo como o BBB, em que os participantes têm que conquistar os colegas de casa e o público. Ali, apenas os participantes dão o prêmio ao vencedor. Ao longo das 27 temporadas, já é nítido que nem sempre o vencedor é escolhido por mérito, mas sim porque é quem manipula todos e tem a fama de vilão.

E sim, são vilões! Vilões aos olhos dos demais participantes, dos espectadores, nem sempre. São irritantes, desprezíveis, só que quem se propõe ir a uma ilha deserta praticamente no fim do mundo deve esquecer um pouco as convenções sociais normais e jogar. Não será possível uma versão Jogos Vorazes ou The Walking Dead do programa, mas por trás destas experiências sociológicas, há sempre uma mesma máxima: como lidar com uma mudança radical na ética das comunidades?

Kass e Woo fizeram figuração no jogo de Tony, não mereciam nossa atenção.

Como Probst mesmo disse, o Survivor é a maior experiência social da TV e, já que a astúcia de Tony venceu essa temporada, que venha Spencer e outros Heróis vs Vilões. Como já noticiamos aqui, em setembro estreia a nova temporada, marcando a volta do programa à América, em San Juan del Sur, na Nicarágua.

Gostaram da final? Achei justa. Os comentários estão abertos para nós discutirmos mais sobre esta fenomenal temporada. Muito obrigado por nos acompanhar por aqui e até setembro em San Juan del Sur e mais uma Blood vs Water.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER