Survivor: Cambodia 31×14 — Lie, Cheat and Steal (Season Finale)

Lie, Cheat and Steal revelou quem é o novo vencedor de Survivor.

Esse é um ponto de virada nesse jogo.” — WENTWORTH, Diva.

A final da temporada de Survivor: Cambodia tinha que render fortes emoções assim como a maioria de seus episódios. E era bom que rendesse, afinal de contas foram 2 horas de programa, sem contar a reunião dos participantes. Isso cansa, mas a gente ama mesmo assim.

Abi foi a última eliminada e sua saída não abalou muito a tribo Orkun, exceto por Keith que ficou revoltadíssimo pela eliminação da cota brasileira. Será que ele ficou chateado por ela ter saído ou por ter ficado por fora da votação? Acredito que a segunda opção é a mais válida devido ao chiliquinho que ele deu.

E quem resolveu dar as caras no jogo foi Kimmi, que só não era mais coadjuvante que Wigglesworth nessa temporada. Quase no final do jogo, ela resolveu traçar um plano de ataque sem contar com sua aliança. Finalmente ela percebeu que perdeu o lugar no F3 para Spencer e resolveu agir.

Lie, Cheat and Steal

Depois de uma prova cansativa, Spencer ganhou a segunda imunidade seguida. Tudo estaria dando certo para Kimmi se sua aliança não percebesse que algo estava errado. O pior erro de Kimmi foi ser óbvia ao passar tempo com seus oponentes. Tasha, Jeremy e Spencer toparam a ideia de dividir os votos, mas logo voltaram atrás ao confirmar que ela estava errada, exceto por Jeremy que não acreditava que isso poderia estar acontecendo.

O conselho nem teve uma nova blindside, já que Spencer fez o favor de jogar a merda no ventilador. Isso, entretanto, não deixou o conselho menos emocionante. Wentworth e Jeremy jogaram seus ídolos na hora certa, pois ambos levariam três votos. Na segunda rodada, outro empate, agora entre Kimmi e Tasha. Pelas regras, se os quatro decidissem por unanimidade pela eliminação de alguém ou as duas ficariam salvas e os outros escolheriam nas pedras.

O problema é que o único a escolher pedras seria Keith, ou seja, ou ele colocaria Kimmi na reta ou causaria seu suicídio no jogo. Ele parecia cogitar claramente a segunda opção, mas acabou preferindo ficar no jogo. Bom para ele, péssimo para Kimmi, que deu adeus à competição.

Eu tentei.” — KIMMI, Eliminada.

A prévia da segunda votação do episódio foi marcada pela paranoia, principalmente depois do primeiro e conturbado conselho. Depois de mais uma longa e cansativa prova, Wentworth, dona da bagaça toda, ficou imune e garantiu seu lugar no F4. Com isso, a eliminação de Keith era mais óbvia do que macaco querendo banana, porém Kelley deu a ideia de criar a ilusão de um falso ídolo, o que poderia colocar a aliança majoritária doidinha. Jeremy, sempre ele, quase caiu nessa, mas, como Keith decidiu não jogar seu ídolo de mentirinha para causar pânico, não deu outra: Keith foi o quinto colocado da temporada.

O último desafio de Survivor, independente da temporada, sempre é um desafio de resistência. Utilizando uma fórmula que já vimos antes, porém de uma forma mais complicada, a prova final de Survivor: Cambodia aconteceu e consagrou Jeremy como o primeiro finalista. Foi um momento de muita emoção. Jeremy estava emocionado por ter chegado à final, enquanto Wentworth chorava por saber que ela era a próxima.

O mais engraçado dessa vez, foi que Wentworth nem precisou de muitas palavras pra tentar mudar o jogo. Jeremy, numa conversa com ela, confirmou que Spencer era alguém meio suspeito para a final. Uma coisa é certa: Spencer deixou a sua posição no jogo afetar seu comportamento. Isso ficou claro durante o conselho, quando ele soltou a célebre frase:

Se vocês me eliminarem, eu vou fazer de tudo para que Wentworth vença.”­ — SPENCER, Chiliquenta.

Dá pra acreditar? Acho que ele tava colocando em prática as aulas que teve com o Tony em Survivor: Cagayan. Infelizmente, Wentworth sucumbiu logo após essa colocação.

O conselho final foi mais tranquilo do que em muitas temporadas. Lógico que tiveram momentos de tensão, mas no geral, foi bem de boa. A atitude de Spencer foi criticada por alguns membros de júri, enquanto Kimmi tentou reverter sua jogada contra Jeremy, mas acabou levando na cara. Tasha era uma mera coadjuvante ali, por mais que ela dissesse que ela era a dona do próprio jogo.

Spencer provou nesse conselho final que é ótimo em oratória. O único problema dele foram suas próprias atitudes. Chris, o vencedor de Survivor: Vanuatu, ensinou naquela temporada que você deve falar o que as pessoas querem ouvir. Spencer fez isso. Pediu desculpas por seus momentos de arrogância, mas não foi o bastante para garantir um mísero voto.

Jeremy, assim que mandou Wentworth para o júri, garantiu sua vitória. Ele não precisou de muita coisa para vencer a temporada. A única pedra no seu sapato era justamente Wentworth, cujo jogo era bem semelhante, mas tinha o diferencial de estar por baixo em grande parte da temporada, motivo que, bem defendido, garante uma vitória facilmente. Nenhum dos outros dois era páreo para ele e a unanimidade dos votos a favor de Jeremy mostrou isso.

Survivor: Cambodia foi uma das melhores temporadas de um programa que é visto por muitos como desgastado. E também mudou a forma de ver o jogo, depois de 30 temporadas de obviedade. A próxima temporada foi anunciada e também acontecerá no Camboja. Em fevereiro, vai começar Survivor: Kaôh Rong, que vai trazer de volta a temática Brawn vs. Brain vs. Beauty, utilizada na vigésima oitava temporada do show. Tomara que consiga manter os mesmos níveis de emoção que Second Chance garantiu.

Lie, Cheat and Steal [taq_review]

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER