Tem que benzer: a maldição do sucesso

É difícil de determinar o porquê, mas quando uma série faz sucesso todos os envolvidos sofrem com uma maldição. Tudo o que vem depois do brilhantismo vira fracasso. O grande perigo do estrelato é esse.

Uma série de qualidade passa a ter os nomes de criadores, produtores e atores como selo de qualidade. As vezes o selo nem se justifica, mas essa gente ganha o status de gênio. Tudo o que eles fazem já começa a se cercar de expectativa logo no anúncio dos nomes. Não precisa nem de sinopse pra galera dizer que vai ser bom.

Esses projetos sofrem mais que o estádio do Corinthians com seus nomes. Antes mesmo de nascerem já ganham apelidos. “A nova série do (insira o nome do seu ídolo aqui)”. Algumas são mesmo muito ruins, mas a idolatria em torno dos nomes faz com que elas ganhem uma sobrevida. Outras até são boas só que não alcançam o nível de qualidade esperado. A expectativa acaba destruindo tudo.

A lista de gênios que amargaram o fracasso pós-sucesso é enorme e agora eu vou mostrar quais são os selos que merecem mesmo tanta consideração e os que não merecem também, porque criticar é muito mais legal do que aplaudir.

JJ ABRAMS THUMB.jpeg

J. J. Abrams

O cara está lá, creditado como um dos criadores da melhor série de todos os tempos. Podem reclamar, mas esse posto é de Lost e pronto. O currículo do Jota Jota é muito bom, já tinha bons títulos antes, mas depois a coisa meio que saiu dos trilhos para ele. O primeiro grande trabalho dele como criador foi com Felicity, vários prêmios, quatro temporadas e a Power Ranger rosa no elenco. Antes do fim, ele já emplacou Alias, mandou muito bem e até hoje a série ainda é lembrada positivamente. Tudo parecia perfeito na carreira dele com o terceiro sucesso consecutivo, Lost. Aí ele inventou uma tal de Undercovers, com espiões e tal, teve meia temporada. Vamos fingir que Fringe foi isso tudo — mas sabemos que não foi. Os últimos trabalhos dele foram com Alcatraz, Revolution e Person of Interest. Revolution, perdeu a mão, né?

Friends thumb

Friends

Começando pelo criador. Friends já era um sucesso e David Crane inventou Veronica’s Closet. Mas aí a série dos amigos acabou e ele PERMITIU que Joey fosse adiante. Também inventou The Class (Já ouviu falar?). Do elenco de Friends, pode-se dizer que a única que deu certo foi a Jennifer Aniston, que abandonou a TV e foi viver sua vidinha de atriz de comédia romântica. Courtney Cox amargou o fracasso de Dirt. Lisa Kudrow tentou com The Comeback, que mesmo sendo da HBO não deu. Matt LeBlanc deu continuidade ao seu personagem em Joey e depois quase não trabalhou. Já Matthew Perry conseguiu o maior feito. Emplacou três fracassos seguidos! Studio 60 on the Sunset Strip, Mr. Sunshine e Go On.

ally_mcbeal_wallpaper_1600x1200_1

David E. Kelley

Altos e baixos. Fez coisas geniais e outras mais ou menos. A temática de advogados é o que ele faz de melhor. Em Ally McBeal ele até tentou recuperar o Tony Stark e a série foi bem com isso e apesar disso. Girls Club. Depois de um tempo, mandou bem com Boston Legal e agora lança The Crazy Ones. #Medo #Sinais

Sarah_Gellar

Sarah Michelle Gellar

Falando em The Crazy Ones… Sarah, aquela linda, foi a Buffy. Maior sucesso da sua carreira. Tanto que ela virou meio esnobe e tudo deu errado. Tentou migrar pro cinema, Scooby Doo, blá blá blá, voltou atrás e fez Ringer! TÓIM! Se ela conseguir mesmo fracassar com The Crazy Ones só vai faltar uma pra igualar o Chandler.

Freddie Cast

Freddie Prince Junior

O queridinho dos teen movies dos anos 90. Casou com a Sarah Michelle Gellar em 2001 e a inhaca pegou nele também. O sucesso dele na TV é inexistente, na verdade. A inhaca pegou muito forte. Estreou estrelando uma série própria, com o nome dele: Freddie. O navio afundou. Anos mais tarde ele foi, especialmente convidado, o agente Cole Ortiz em 24 Horas. Foi a última temporada da série. É banho de sal grosso que tira inhaca, né? O casal precisa.

2kiefer_sutherland_gallery__440x400

Kiefer Sutherland

É, sem dúvidas, um dos melhores atores da sua geração. Mas tem uma carreira onde as complicações são proporcionais ao talento. Fez vários bons filmes nos anos 1980 e 90. Foi largado no altar pela Julia Roberts. Abandonou a carreira, virou cowboy e competiu em rodeios! Até que surgiu 24 horas em seu caminho. Jack Bauer fez ele ressurgir. Quando terminou a série já se imaginava que ele só faria outra se o projeto fosse mesmo muito bom. Até foi o caso de The Confession, webserie que ele estrelou. Mas Touch foi tão boa que ele decidiu voltar a torturar terroristas para diminuir o sofrimento.

Arquivo X THUMB

Chris Carter

Genial. Fez Arquivo X e Millenium. Mas também fez The Lone Gunmen e Harsh Realm. Essas duas últimas deram tão certo que ele NUNCA mais criou nada. Deveria porque se for um fracasso para cada sucesso, a tendência é que a próxima tentativa seja um sucesso!

Gilmore Girls thumb

Amy Sherman-Palladino

Essa senhora genial foi a responsável por quase todos os diálogos geniais da genial Gilmore Girls. A série tinha a maior média de referências à cultura pop por segundo da história. O que era fácil pela velocidade que a Lorelai falava, mas mesmo assim. Depois de um período sabático, ela criou Bunheads e deu mais força ainda para a teoria da maldição pós-sucesso.

Breaking Bad

Vem aí!

Depois do sucesso sempre veio o fracasso, viram? Aí o que a CBS faz? Contrata Vince Gilligan, criador de Breaking Bad e David Shore, criador de House. Veja bem a equação: Breaking Bad + House. Na CBS! Mais alguém aposta no maior fracasso da história da televisão? Sendo a CBS, eu acho que cancelam antes do fim da temporada. Só para garantir, era bom eles contratarem o Matthew Perry. E a Sarah Michelle Gellar. Que podiam ser casados pra dar sorte.

Lembra de mais algum grande amaldiçoado? Conta aí pra gente!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER