Depois de tantos livramentos que o personagem sofreu na Batalha dos Bastardos, seria ele o Príncipe Prometido na profecia que irá enfrentar?
O ultimo episódio de Game of Thrones é inquestionável, considerado um dos mais épicos do seriado e das séries, com o melhor ranking no imdb. A Batalha dos Bastardos deixou qualquer um pensando sobre o desfecho de Ramsay e Jon.
As cenas de combate corpo a corpo, a sincronia da cavalaria e as estratégias de combate são uma composição singular, digna de produções cinematográficas de encher os olhos.
Porém, podemos reparar que em meio a tanto realismo, foi difícil matar Jon Snow. Tanto que ele continua vivo!
Uma coisa podemos dizer, o Patrulheiro da noite tem o corpo fechado. Depois de quase ser atingido por uma chuva de flechas, ele se coloca sozinho em combate contra uma cavalaria , luta com soldados em montaria e ainda para agonia dos fãs, é soterrado por corpos mortos enquanto era pisoteado. E mesmo assim sobreviveu.
Até o próprio Jon Snow reparou sua resistência em continuar vivo. Na noite anterior à batalha, Jon teve uma conversa com Melissandre. Ele pede a Sacerdotisa Vermelha que, caso ele morra, que não o ressuscitasse. Ela responde que não o serve, e que tudo o que faz é exclusivamente para o Senhor da Luz. E que por intermédio dele, ela conseguiu trazê-lo a vida.
Jon questiona a persistência do Deus Vermelho e ela responde que “talvez precise de você apenas para uma parte do plano. Talvez ele o trouxe aqui para morrer outra vez”.
Embora tente despistar o suposto bastardo de Ned Stark, Melissandre tem suas suspeitas sobre quem seria Jon Snow.
Desde o inicio da série, o único propósito que Melisandre aparenta ter é encontrar o Príncipe Prometido, aquele que é nascido em meio ao sal e à fumaça para empunhar a espada Luminífera e enfrentar o inimigo do Senhor da luz, o Grande Outro. Esse guerreiro é mais conhecido como Azor Ahai.
Mas será que essa “proteção” que cerca Jon existe por ele ser o próprio Azor Ahai?
A lenda da Luminífera e o sacrifício do Azor Ahai

Conta a lenda que, a escuridão cobria o mundo e um herói, Azor Ahai, foi escolhido para lutar contra ela. Porém, para executar tamanho feito ele precisaria de uma espada digna de herói.
O herói por sua vez trabalhou por trinta dias e trinta noites até forjar sua espada. Depois de tanto trabalho, ao colocar na água, a lamina quebrou e partiu a arma. Ele persistiu e logo iniciou o seu trabalho pra forjar outra.
Na sua segunda tentativa, levou cinquenta dias e cinquenta noites para fazer uma lâmina ainda melhor do que a primeira. Desta vez, o herói procurou um leão para temperar a espada. Ao encontrar a fera, enfiou a lâmina no coração do animal. O aço quebrou mais uma vez.
Na terceira vez, agoniado por estar fracassando na construção da espada, trabalhou por cem dias e cem noites. Agora ele teria que tomar a decisão mais difícil de sua vida.
Chamou sua amada esposa e pediu que ela descobrisse o peito. Com dor na alma, enfiou a espada no coração dela. A alma e a coragem da esposa combinaram com o aço da espada, criando a Luminífera.
A Profecia do Príncipe Prometido
“Haverá um dia depois de um longo verão, quando a estrela sangrar no céu e o ar frio da escuridão cair sobre o mundo. Nessa hora, o guerreiro irá tirar do fogo uma espada em chamas. E essa espada será a Luminífera, a espada vermelha dos heróis, e quem a empunhar será Azor Ahai, e a escuridão fugirá diante dele”
De acordo com a profecia, Azor Ahai irá renascer como o Príncipe Prometido para desafiar os Outros. Isso ocorrerá depois de um longo verão, quando a escuridão e o frio maligno descerem sobre o mundo. Fala-se que o Príncipe Prometido empunhará a Luminífera para lutar contra os Caminhantes Brancos e, se ele falhar, o mundo falhará com ele.
Afinal Jon Snow é o Azor Ahai?

As especulações são muitas. E os pontos são fortes. Existem vários que são cotados como o mais novo Príncipe Prometido.
A própria Melissandre já se enganou ao prever que Stannis Baratheon era Azor Ahai renascido. A serie mostrou que o personagem não é tão guerreiro assim.
Em compensação, tanto nos livros quanto na série, há pontos que ligam a possibilidade de que Jon Snow seja o Azor Ahai.
Melissandre ao ver nas chamas quem poderia ser Azor Ahai, visualiza apenas neve. Isso ligaria o personagem à profecia, já que em seu nome é neve, em inglês.
Os fãs também especulam que as lágrimas de Bowen Marsh, ao apunhalar Jon, estaria relacionado à passagem profética que diz “aquele que é nascido em meio ao sal e à fumaça”.
Outro fato a ser comprovado é que, caso ele seja filho de Rhaegar Targaryen e Lyanna Stark, Jon possuiria o sangue de dragão, e pertenceria a linhagem de Aegon, o Improvável. Foi profetizado que o Príncipe Prometido surgiria da união de Aerys Targaryen e Rhaella Targaryen (seus supostos avós, pais de Rhaegar).
Jon também teve um sonho no qual enfrentava os Caminhantes Brancos com uma espada de fogo, provavelmente a Luminífera. Outro ponto é o seu sacrifício, já que ele escolheu seus deveres como patrulheiro ao invés do amor de Ygritte, e isso remete à historia do Azor Ahai e sua esposa.
O mais recente ponto abordado na série é seu retorno dos mortos, feito por Melissandre, indicando de uma forma “messiânica” que ele seria o escolhido pra enfrentar a chegada do inverno.
Afinal, tamanhos livramentos que Jon Snow vem tendo fazem dele Azor Ahai? Ou é mera sorte? Comente.
Deixe um comentário