The 100 3×07 — Thirteen

Thirteen finalmente mostra como aconteceu o apocalipse em The 100, enquanto nos despedimos de uma grande personagem.

Você estava certa, Clarke. A vida é mais do que apenas sobreviver.” LEXA

Lexa. Está. Morta. E eu não estou sabendo lidar com essa informação!

Thirteen foi construído maravilhosamente, e apesar de não termos visto o desenvolvimento de outros enredos, finalmente pudemos entender um pouco do que aconteceu no passado da série, intercalando esses momentos com a história acontecendo em Polis.

Becca viu do espaço o trabalho da sua vida destruindo o mundo, e nem assim desistiu de tentar aperfeiçoar uma nova versão de ALIE. Contrariada pela sua equipe, acaba descendo para a Terra para manter viva sua tentativa, literalmente costurando-a em seu corpo.

the-100-becca

E é nessa parte que o roteiro de The 100 realmente nos surpreende, amarrando direitinho o que todo mundo sabe com o que todo mundo só imaginava. Becca foi a primeira comandante, tendo chegado na Terra usando o uniforme que dizia isso, e o que depois ficou conhecido como o seu espírito é na verdade ALIE 2.

Só vamos ter que fazer um esforço nessa parte, porque tecnicamente Becca desceu pouco tempo depois da guerra nuclear, mas conseguiu viver um tempo considerável para se tornar uma lenda. Não só isso, mas todo mundo que estava na Terra ainda falava inglês e conseguiria entender tudinho sobre estações espaciais e inteligência artificial, mas mesmo assim eles acabaram inventando uma nova língua e optaram por idolatrar uma peça de tecnologia. Só podemos assumir que Becca tenha contando uma história diferente para seus fiéis seguidores, ou que a radiação realmente tenha mexido com as memórias deles. E 97 anos parece pouco para se esquecer toda uma civilização…

Tendo visto que ALIE se conecta tão bem ao corpo humano, faz mais sentido que a pílula de Jaha também tenha esse efeito, e talvez ALIE 1 saiba que tem problemas e por isso quer encontrar sua segunda versão. Mas mesmo que ela consiga convencer pessoas o suficiente para essa mobilização, ainda vai precisar arrancá-la da cabeça do novo comandante.

Ainda assim, pontos positivos para The 100, que nos mostra o início do apocalipse, diferente das outras muitas séries que se passam em um cenário pós algum tipo de fim do mundo e jamais nos contam como chegamos até ali.

Mas se por um lado Thirteen nos explicou muito da história, também nos deixou órfãos de uma das melhores personagens. A morte de Lexa — mesmo esperada após a confirmação de Alycia Debnam-Carey como regular em Fear the Walking Dead — foi um grande choque. Como a guerreira que ela é, poderia ter tido uma morte mais digna, num campo de batalha por exemplo — mas vamos aceitar que foi um sacrifício por Clarke e seguir adiante.

(Achei a morte dela muito parecida com a morte de Tara em Buffy, a Caça Vampiros. Em ambas as cenas elas levam um tiro destinado para sua amante lésbica. Estamos de olho, produção!)

Após o tiro dado por Titus — que a cada episódio se mostra mais detestável — a cena de despedida entre ela e Clarke é muito emocionante, ainda mais considerando que 2 minutos antes estávamos em êxtase por finalmente Clexa ter acontecido. Roteiristas, vocês estão brincando com nossos sentimentos =(

clexa

Era óbvio que um relacionamento entre elas seria complicado, mas a morte é uma solução muito extrema. Além de Lexa ter crescido muito, seu papel como comandante a favor de Skaikru era essencial para evitar a guerra, que certamente irá acontecer agora, já que ela era a única disposta a não responder sangue com sangue.

Octavia e Murphy também tiveram um tempinho em tela em Thirteen. Enquanto a garota estava ali para lembrar Clarke que ela precisa ajudar seu próprio povo, Murphy nos ajudou a conectar os pontos do início da história. Só não fez muito sentido ele estar presente na cena da morte de Lexa, já que ele nunca foi próximo de Clarke e nem conhecia a comandante — ele partiu com Jaha bem antes dessa loucura toda acontecer — e seu personagem nunca foi de ter empatia, certo? De qualquer modo ele ficou preso com Clarke em Polis, e não sei vocês, mas eu não estou acreditando muito nessa promessa que Titus fez no leito de morte de Lexa, então ela vai mesmo precisar de ajuda para escapar.

A promo do próximo episódio nos leva a acreditar que FINALMENTE Kane vai dar um jeito de tirar Pike do poder, e parece que daremos um tempo no que está acontecendo em Polis. Isso só pode ser bom pra todo mundo, já que é a sua cabeça que os grounders estão querendo tanto.

Não esqueça de dar uma nota para esse episódio — por mais que tenhamos odiado a morte de Lexa, não dá pra negar que esses produtores sabem o que estão fazendo, não é mesmo?

[taq_review]

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER