The Bates Motel 1×05 — Ocean View

Você faz coisas sem sentido, mãe. Você me assusta — Norman Bates

Uma casa com vista pro mar figura sempre nas listas de exemplos de felicidade. Dez entre dez famílias sonham em um dia realizar tal sonho. Algumas conseguem, outras não. Chegando à metade de temporada, é certo dizermos que os Bates estão entre as famílias em que a vista pro mar está muito além do horizonte. A instabilidade emocional reina em Bates Motel, e num ritmo certeiro e sem enrolações o que virá a partir de agora tende a nos deixar sem ar.

Bates Motel 1x05

A cada episódio crio mais empatia com Dylan. O filho mais velho realmente preocupa-se com o irmão e com o relacionamento doentio dele com a mãe. E o personagem ganha arcos narrativos próprios ao se envolver ainda mais com os comparsas do trabalho ilegal. É claro que em algum momento irá estourar para o seu lado toda a trama da tentativa de assassinato de Ethan, e o acerto de contas que Dylan fez com o atirador.

Toda essa rebeldia explícita no personagem atinge diretamente Norman e Norma. Ao irmão é dada a segurança de poder aos poucos desafiar a mãe. Já em Norma explode o descontrole. E todos nós sabemos que Sra. Bates gosta de ter todos sob o seu comando.

E o que podemos esperar de Norma agora que sabe da existência da oriental traficada e o envolvimento direto de Shelby? Olha que interessante: ambos têm um trunfo para chantagear um ao outro. O delegado está em posse da prova crucial de que Norma é a assassina de Keith Summers. Por outro lado, ela tem sob o seu teto uma das vítimas do crime de Zack.

Mas o pior pesadelo de Norma é o novo comportamento que começa surgir no filho mais novo. Ver o seu poder sobre o filho perder forças a faz sair do seu eixo frio e controlador e sair culpando Norman por tudo o que está acontecendo. Da forma mais vil possível a mãe destrói através de palavras, atos e intenções não revelas toda a felicidade momentânea do filho.

E assim chegamos ao ponto mais importante: Norman Bates. Antes temos que destacar o trabalho primoroso que Freddie Highmore está fazendo em cima da sua personagem. Digno de prêmios!! O pior que podia acontecer ao adolescente veio a galope. Associar a sua felicidade, por ter passado a noite com Bradley, com a culpa pela prisão da mãe. Felicidade x culpa. Bradley x Norma.

Bates Motel 1x05 Dylan e Norman

Chegou a ser doloroso acompanharmos as tentativas de Norman para obter o reconhecimento e o perdão da mãe sem sucesso algum. Norma não perdeu tempo em descontar no filho toda a sua raiva, usando da sua melhor arma, a chantagem. Foi assustador.

Como se não bastasse a mãe cortar pela raiz os seus momentos de felicidade, Norman ainda está lidando com o possível desdém de Bradley. Digo possível porque algo não sai da minha cabeça. É bem provável que a garota não está retornando as mensagens de Norman porque não queira, mas porque já esteja morta. Bradley pode ter sido vítima dos surtos psicóticos de Norman. E toda aquela cena de amor não ter passado de um desejo do adolescente.

Para uma série que não fica de mimimi jogar isso na nossa cara não será surpresa nenhuma. E assim, cada vez mais a Ocean View, tão sonhada por Dylan, vai ficando cada vez mais distante.

Até semana que vem!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

A história dos bastidores do livro/filme IT podem ser tão bizarras quanto a narrativa. Assista!

Será que você sobreviveria em American Horror Story 1984? Assista ao vídeo e prepare-se para a nova temporada.

Curiosidades de Euphoria, a série BAFOOOO da HBO.

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER