The Blacklist 1×19 — Nos. 119–122: The Pavlovich Brothers

Você merece o melhor, Lizzy. Sei que soa estranho vindo do homem que só te trouxe o pior. Mas foi por isso que Tom se esforçou tanto para ser gentil , atencioso, fazer você rir e fazer você amá-lo. Porque você merece. E você terá isso”. — REDDINGTON, Raymond

Uau! Depois de um pequeno hiato, The Blacklist voltou com tudo para essa reta final! Um episódio que começou morno e, gradativamente, foi ganhando força, até chegar a um final que beirou o épico. E depois desses quarenta minutos, muitas perguntas foram deixadas, mas dessa vez de uma forma positiva e instigante.

Primeiro o caso da semana já trouxe um fato inédito, que foi a volta dos Pavlovich Brothers, que apareceram no piloto. A princípio, a volta deles parecia meio aelatória, apenas para realizar mais um trabalho em Washington — dessa vez o sequestro de uma cientista chinesa envolvida com um projeto de arma biológica. E, na verdade, a aparição deles teria sido desperdiçada se não fosse pelo uso que Red fez deles. Para ser sincera não compreendi porque voltar com criminosos que apareceram lá no início, mas vamos deixar esse “detalhe” para lá e falar do que interessa.

Mais uma vez, o caso da semana foi o pano de fundo do episódio, para que sobrasse mais tempo em tela para a caçada de Liz por respostas sobre o trabalho de Tom. E agora que ela sabe que foi ele que matou Jolene e que eles trabalhavam juntos, ela possui praticamente as mesmas respostas que nós, telespectadores. E claro que Red não soltou mais nada, né! Liz enlouquece sem respostas e nós ficamos tensos juntos.

Apesar de o roteiro ter sido generoso com o que interessa, alguns problemas aconteceram no percurso. Tudo bem que para ter uma reviravolta, Tom teria que ter certeza que Liz tinha descoberto sobre a missão dele. Mas, convenhamos, o impulso dela de entrar no Arquivo Nacional e falta de tato para disfarças quando ela estava mexendo na chave do marido foram amadoras demais. Qual é, ela é uma agente do FBI e não sabe nem disfarçar melhor? Tudo bem que ela está no limite e isso ficou bem claro desde o episódio passado, mas poderiam ter trabalhado melhor isso.

Red, sempre um passo a frente e revelando informações em doses homeopáticas, já está de posse do livro que seria entregue a Tom. Alguém arrisca um palpite do que teria de conteúdo ali? Como não sabemos exatamente qual o papel de Tom em sua missão, fica difícil prever no que o material poderia lhe ser útil.

Eu não estou aqui para te machucar, Liz. Meu trabalho nunca foi machucar você. Eu sou um dos mocinhos. Reddington não é quem você pensa”. — KEEN, Tom

A parte mais emocionante do episódio, claro, foi o tão esperado confronto entre Tom e Liz. Tomada pelo sentimento de traição, ela esperava obter respostas, ma tudo que ela conseguiu foi uma pista. É difícil confiar em uma pessoa tão dissimulada como Tom, mas o que ele falou para Lizzy antes de ir embora foi, no mínimo, intrigante. Que Red esconde muita coisa, isso já está mais do que claro, mas será que as intenções dele em relação a Liz são mais obscuras do que imaginamos? E será Tom o mocinho da história?

Independente da resposta, uma coisa é certa: o carinho e cuidado que ele demonstra por Elizabeth são comoventes e bem diferente do que se espera de um criminoso. Será, no mínimo, decepcionante se essa for mais uma mentira na vida de Liz. Mas isso só os próximos episódios — e o conteúdo do cofre — dirão.

PS: Lição do episódio: se você quer torturar alguém preso em uma cadeira, nunca quebre o polegar dessa pessoa!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER