The Blacklist 2×06 — №114: The Mombasa Cartel

Isso [o caso] é importante para você. — KEEN, Elizabeth

Muito semelhante à dinâmica da primeira temporada, The Mombasa Cartel foi um episódio que trouxe um elemento da vida pessoal dos personagens que ainda não conhecíamos. Dessa vez foi a relação entre Dembe e Red.

Sempre fiel ao seu patrão, Dembe desde o início apresentou uma lealdade inabalável a Reddington. E de forma emocionada entendemos o porquê. Apresentando cenas que se passaram há 29 anos, a todo momento o episódio deu a entender que o menino capturado lá em Serra Leoa seria uma das vítimas investigadas pelo FBI. Mas pelo envolvimento de Red ao passar o caso para Elizabeth, já ficou claro que tinha mais por trás da história.

A história do Mombasa Cartel foi apresentada de forma meio confusa, em que num momento parecia que eles eram os responsáveis pelas mortes e em outro foi revelado que seus membros é que estavam sendo mortos. Típico de séries policiais, o roteiro tentou nos confundir a todo momento, para no fim chegar onde interessava; o problema é que isso foi feita de forma perdida demais, prejudicando o desenrolar da história em alguns momentos.

the blacklist 2x06

Esse episódio também serviu para mostrar que personagens que ganharam força na primeira temporada — como Ressler e Cooper — voltaram a ser meros coadjuvantes de uma história que parece não decidir quem é personagem principal. Mesmo a abordagem do vício de Ressler nos comprimidos foi feita de forma discreta e sem grande importância.

Apesar de interessante e de mostrar mais uma vez o lado humano de Red, o episódio, portanto, pouco contribuiu para o andamento da trama. E de destaque foi mesmo quando Red mata Geoff — o suposto protetor dos animais que na verdade controlava o cartel de forma que as caçadas não prejudicassem a sobrevivência das espécies. De relevante mesmo foi a revelação do segredo de Lizzy: ela está escondendo Tom.

Uma pena que isso só tenha sido mostrado no final, já que o roteiro poderia ter se aproveitado de algumas deixas para introduzir o assunto. Por exemplo, quando Liz manda prender o cara que a seguia a mando de Red e este deixa claro que sabe que ela tem um segredo, seria um bom momento para um corte para a imagem de Tom naquele porão. Infelizmente, em alguns momentos The Blacklist peca pela falta de dinâmica, ao se preocupar demais em resolver os casos da semana sem desenvolver — ou dar mais dicas — do que está acontecendo por trás dos panos.

Das poucas falas de Tom no final do episódio, ele deu a entender que já falou para Liz tudo o que sabia. E a pergunta que não quer calar: o que será esse “tudo”? Afinal, nunca ficou claro na primeira temporada até onde Tom sabia do envolvimento entre Red e Elizabeth. No entanto, foi bom ver que Liz tem alguma vantagem sobre Red, e pode estar de posse de informações que nem mesmo tenham sido reveladas a nós.

Mesmo com esses pontos relevantes, esse episódio não foi mais que mediano. Como já disse há algumas reviews, a impressão é que The Blacklist fica sempre na tangente das revelações, tentando criar expectativa para o momento. Mas essa fórmula pode ser um ponto contra a série, pois chegará o momento que essas revelações não contribuirão para o clímax desejado. É uma pena ver a série esperando finales (depois do episódio da semana que vem, a série entrará em hiato) para avançar verdadeiramente. Melhor seria se tivéssemos menos tempo de tela para temas irrelevante.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER