The Blacklist 2×08 — №12: The Decembrist (fall finale)

Depois de todas as mentiras e tudo o que ele fez comigo, eu disse a mim mesma que estava usando-o, que finalmente eu estava no controle. — KEEN, Elizabeth
Quando você ama alguém, você não tem nenhum controle. O amor é isso: ficar impotente.” — REDDINGTON, Raymond

Pela primeira vez, The Blacklist conseguiu encerrar plots importantes antes de jogar novos mistérios no ar. Esse episódio mostrou que a série consegue manter o bom nível muito mais quando explora a trama do que investindo no procedural. Uma pena que isso só aconteça em momentos pontuais e decisivos.

The Decembrist tem tudo para ser um divisor de águas para a série. Com um roteiro bem articulado, o episódio conseguiu finalmente deixar o passado para trás e abrir novas portas para o futuro. Que bom que a parceria entre Red e Berlin foi momentânea e apenas o suficiente para pegar o responsável por iniciar a guerra entre os dois: Alan Fitch.

Essa revelação mostrou que The Blacklist realmente não insere novos personagens para apenas participações regulares. Tirando os casos da semana, a grande maioria das aparições teve um propósito maior, e com Alan não foi diferente. E a sua morte trará, certamente, novos problemas a Red, especialmente relacionado a Fulcrum. Alguém tem algum palpite do que seja isso?

the blacklist 2x08

Quanto a Berlin, Red cumpriu a promessa que fez a Lizzy: de que ele pagaria pelo mal que causou a todos assim que The Decembrist fosse pego. Seria realmente incoerente deixar Berlin viver, já que apesar de ter sido apenas um peão manipulado, ele de fato causou muito sofrimento e dor de cabeça a todos.

E um aspecto do roteiro bem interessante foi trazer de volta The Stewmaker, em que Red pegou aquela foto, a mesma que descobrimos que Berlin tem, lá na season finale. Como já se desconfiava, aquela menina era mesmo a filha de Berlin, que teve sua morte forjada por Fitch, o que causou toda a confusão. É legal ver a série volta às suas origens e nos mostrar que não foi (tão) a toa que assistimos o FBI capturar todos aqueles criminosos.

Se vale de algo, fiquei quatro meses acorrentado naquele navio. E nunca contei a ela nada sobre nós, nem mesmo uma palavra.” — KEEN, Tom

No meio disso tudo ainda temos Tom, o qual parece que não veremos mais (ou pelo menos por um bom tempo). Pode-se dizer que a grande surpresa desse episódio foi descobrir que ele e Red tinham uma relação anterior. Alguém aí desconfiava disso? E vamos torcer para que o desenrolar desse plot finalmente nos revele a ligação entre Liz e Red.

E esse plot serviu também para trazer de volta um pouco de humanidade a Elizabeth, que vinha se mostrando bem parecida com Red. Mas, no fundo, ela não é assim, e apesar de todo o mal que o ex-marido fez a ela, mata-lo não foi uma opção. Trazer esse lado sensível da agente de volta é bem positivo, já que seria uma mudança radical sair de uma pessoa honesta a uma assassina fria.

Outro destaque foi mais uma vez a parceria entre Ressler e Liz. Apesar de afirmar que não faria parte do esquema, o agente defendeu a colega de equipe quando a mandachuva do FBI apareceu querendo saber quem era a fonte. Além disso, teve a quase briga entre ele e Tom quando este questionou se ele era namorado de Liz. Será que vem romance por aí.

Apesar dos tropeços, The Blacklist conseguiu entregar um episódio redondo. Com a nova guinada que a série deve tomar daqui para a frente, fica a torcida para que ela engrene de vez e que nós telespectadores não precisemos ficar esperando por migalhas (ou episódios bombásticos apenas em momentos específicos). Mais uma vez, a série provou que tem total condição de ser muito melhor do que é.

Até a volta do hiato!

PS: O episódio foi tão legal, que até a atuação mereceu 5 estrelas, coisa rara em The Blacklist!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER