The Following 2×07 — Sacrifice

Então a vida que você vê, é toda pra ele” — HARDY, Ryan.

Um homem torna-se líder de um monte de pessoas desamparadas, em busca de uma orientação. Mais que líder, ele é o guia espiritual desses seguidores e os conduz de acordo com seus propósitos. Assim surge uma seita. A má notícia é que, geralmente, este homem não está carregado de ideias benevolentes.

The Following, apesar de ser uma atração de puro entretenimento, tem se debruçado a expor alguns detalhes de uma porção de seitas existentes nos Estados Unidos. Não precisa ser um profundo conhecer para saber que o país está repleto delas. Basta ver nos noticiários relatos esporádicos de algum grupo envolvido em assassinatos em massa ou ações sanguinárias.

Em um dos episódios mais empolgantes da temporada passada, a personagem Debra dava maiores explicações sobre esses grupos já que ela mesma fez parte de um. Esta segunda temporada começa colocar na prática algumas das questões só vistas na teoria.

The Following 2x07

Além dos métodos empregados por Joe Carroll, o espectador acompanha Lily Gray. Conforme mencionado em críticas anteriores, a mulher, além de fomentadora das artes, também recruta psicopatas para constituir uma “família”. Luke confirma isso neste episódio. Não era apenas para ajudar Carroll. Ela mesma deseja um grupo de seguidores.

Lily se revela tão carrasca quanto Carroll e coloca na prática a máxima do “olho por olho, dente por dente”. Primeiro tenta atingir Ryan, mas acaba falhando. Depois, em uma das cenas mais angustiantes de The Following, consegue afetar Mike Weston.

Lembre-se do abalo do jovem ao longo do seriado. Quando ele desconta sua raiva desferindo golpes contra Luke, é nítido que algo não está bem. E Weston é honesto em admitir isso. Tanto que, inicialmente, decide voltar para casa e espairecer um pouco, antes que as coisas piorem. Infelizmente, tudo piorou. E se ele caminhava sobre uma tênue linha entre sanidade e loucura, é provável que se torne um novo Ryan Hardy em sua obsessão vingativa.

Um detalhe assustador do episódio foi a inserção de um serial killer como ajudante de Lily Gray, um assassino de prostitutas chamado Kurt Bolen. Similar aos líderes da seita, o homem acreditava ter uma missão divina em limpar a Terra do pecado. O aspecto apavorante se deu pela doutrinação do filho de sete anos de Kurt. O garoto ajuda o pai no sequestro de Max. Mas a cena em que ele repete os dogmas do pai é terrível. Imaginar o que uma pessoa má intencionada pode fazer com a mente volúvel de uma criança é aterradora.

Joe acabou indo buscar refúgio em outra seita, a Koran, que, aparentemente, prega o amor, a união e a paz. Acontece que essa seita, comanda por Micah e por sua mulher Julia não difere muito de outros grupos fundamentalistas. Defendem também uma limpeza física e uma purificação espiritual através de sacrifícios envolvendo sangue humano.

É de se desconfiar da facilidade com que Carroll se safa e se amalgama em outras seitas. Lily Gray, agora Micah. Esse caminho adotado pelo texto começa a incomodar. Por mais justificável que seja, ainda que seja um aspecto interessante abordar outros grupos, The Following começa a cair em uma mesmice que pode ser encarada da mesma maneira que o FBI infantilizado e inoperante da primeira temporada.

A sorte é que a Korn é bem instigante e, logo de cara, coloca Emma em um sacrifício. O desfecho pode não ter sido mortal para a personagem, mas deixou uma aflição com a possiblidade da morte da jovem. E nisso, a série ganhou bons pontos extras.

Outro bom episódio da série, bastante informativo e tenso na medida exata.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER