The Following 2×08 — The Messenger

Meu desejo de matar é baseado em uma necessidade psicótica de matar. Acho terrivelmente belo” — CARROLL, Joe.

Parte das maiores atrocidades da história foi cometida em nome de Deus. Desde os primórdios, a entidade divina foi usada como veículo de manipulação e de se conseguir interesses particulares. Líderes de seitas ou cultos religiosos conseguem exatamente isso: convencer seus seguidores de que tudo está sendo feito para atingir os propósitos de Deus.

A Korban segue esse princípio religioso de purificação até atingir a Terra Prometida por Deus, no caso, o Nono Planeta, além de Netuno. A ideia parece absurda, mas a maioria das seitas, quando estudadas a fundo, partem de uma premissa simplória arrebanhando seguidores sedentos de orientação.

Há mais de 5000 cultos nos EUA. Como sobressair-se? Observando quem conseguiu. Micah é um narcisista e revelou seu enorme desejo de matar a fim de fazer sua seita figurar entre as mais memoráveis de todos os tempos. Encontrou em Joe Carroll a pessoa ideal para levar adiante suas ideias homicidas. Nem a esposa Julia, nem outro seguidor titubeante, atrapalharão. Joe soube trabalhar direitinho e, em menos de um dia, conseguiu dominar a Korban.

The Following 2x08

Os planos de Joe Carroll são ambiciosos. A beleza que ele vê em matar foi aliada ao desejo de Micah em tornar-se famoso. E Nova York foi a cidade escolhida para começar o banho de sangue. É de se imaginar o pesadelo que os seguidores da Korban farão.

Sem dúvida, Carroll é um líder carismático e consegue fazer valer seus desejos, mesmo quando não está em posição de liderança. A maneira como ele se infiltrou na Korban é digna de aplauso. E, de quebra, ainda pode ter uma tórrida comemoração junto de Emma.

Um pouco mais sobre Joe Carroll foi revelado na figura do Doutor Arthur Strauss, uma espécie de Doutor Moreau. Strauss recebe os psicopatas em potencial e os treina. A Carroll, ensinou como remover os olhos com precisão. Em pouco tempo de aparição, revelou-se um personagem frio e cruel. Porém, Mike Weston e o seu martelinho mostrou que consegue ser bem malévolo também. Aliás, Strauss deu a dica sobre o informante do FBI e logo eles chegam até Jana.

É bom ver Ryan recebendo a confiança do diretor do FBI Tom Franklin. Agora, todos acreditam mesmo que Joe Carroll esteja vivo e, com o FBI comprometido, Ryan parece ser a opção segura para colocar as mãos em Carroll e companhia. Sem contar que ele recebe a imprescindível ajuda de Mike e Max.

Por falar nesses dois, não demora muito para as faíscas se transformarem em algo mais intenso. Duas cenas em especiais deixaram muito claro que há uma química forte. Na casa de um dos irmãos de Weston, durante o funeral, e no apartamento de Ryan, bem no finalzinho do episódio. Só falta acontecer um beijo, porque o cenário já foi levantado para isso.

Finalmente conheceu-se a autora do livro “A tragédia de Havenport” que narra os acontecimentos da primeira temporada. Trata-se da jornalista Carry Cooke, que usou de métodos pouco ortodoxos para conseguir as informações necessárias para seu livro. De certa maneira, o susto que passou no episódio compensou o joguinho sujo usado sobre Ryan há algum tempo atrás.

Lily andou sumida, mas não fez muita falta. E até o momento não dá pra entender qual a razão de uma personagem tão irritante e desnecessária quanto Mady continua por lá. Está fazendo hora extra.

Outro bom episódio de The Following. A série superou o estigma de ser uma série sobre Joe Carroll e seus seguidores. Foi além e tem apresentado um instigante painel sobre as seitas americanas e suas motivações. Saber que por lá existem mais de 5000 delas é bastante assustador.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER