The Good Wife 5×02 — The Bit Bucket

Agradeçam a Edward Snowden. [Por causa dele] Todos estão se ferrando agora.” conselheiro da NSA

NSA, gás sarin, espionagem ilegal, Edward Snowden foram apenas alguns dos assuntos citados em mais um excelente episódio de The Good Wife.

A série se manteve atualíssima, trazendo à tona, para o que prevejo será um arco de muitos episódios, um tema que explodiu em 10 de junho. E menos de 4 meses depois, vemos a realidade cruzando com a ficção de forma magistral.

Numa velocidade até rápida demais (sério, gente, fiquei meio zonza em alguns pontos, principalmente no início), fomos introduzidos a dois casos envolvendo a Agência de Segurança Nacional dos EUA e suas ações um tanto polêmicas. A primeira, na perseguição a um velho conhecido nosso, Neil Gross e seu site de buscas Chumhum. E a segunda, na revelação de que Diana e Alicia estão sendo monitoradas por terem sido advogadas de um suspeito de envolvimento com terrorismo.

the-good-wife-5x02-the-bit-bucket

Com isso, a série faz uma constatação e uma crítica: o medo causado pelo terrorismo justifica qualquer ação, qualquer invasão de privacidade, qualquer prisão, qualquer acusação. E todos estão sujeitos a esse julgamento.

Nem é preciso algo muito concreto… basta uma ligação (ou doze, no caso), de uma garota apaixonada para o ex-namorado, feitas de um telefone já sob suspeitas e pronto. Agora temos toda a comunicação dos Florrick sob monitoramento — do governador também, pelo que entendi.

Isso abre perspectivas fantásticas para esta temporada, não é mesmo? Afinal de contas, há muita coisa acontecendo no âmbito privado desta família que não dizem respeito ao foro público, mas que podem ser muito mal interpretadas se forem divulgadas.

O melhor foi o criador da Chumhum usando o fato de ter havido um processo contra a NSA a seu favor. Afinal, o resultado foi lacrado pelo juiz e ele só precisou insinuar que estava feliz com o resultado para posar de herói da liberdade de expressão. Ponto para TGW.

E por falar em segredo, David Lee está pertinho de descobrir o de Alicia e Cary, hein. Aliás, ele é mais inteligente do que demonstrou nesse episódio, né? O David Lee do episódio passado teria juntado dois e dois rapidinho: a desconfiança de que os associados do quarto ano querem sair e levar grandes clientes + a mãe da Alicia comprando um andar inteirinho de escritórios, absolutamente DO NADA! Ele, o mega paranoico, nem sacou que Alicia atendeu ligações de um segundo celular em sua mão, logo depois de ele ter constatado que os quartanistas haviam diminuído a utilização de seus celulares corporativos? A sensação que me deu é que ele só não juntou as peças porque não haveria espaço neste episódio para desenvolver esse plot.

Tirando a sua ajuda financeira a Alicia, a presença de Veronica não acrescentou nadinha. Nem o momento margarita serviu pra ajudar a história, não foi envolvente nem emocionante e ficou meio jogado no meio de The Bit Bucket.

Outro plot que abriu caminho para altas consequências num futuro próximo foi o de Diane sendo nomeada para a Suprema Corte. Dividida entre a lealdade e a ambição, ela acabou sucumbindo a esta última e jogando o nome de Will na fogueira. E acho que isso vai ficar feeeeio… Será o fim de Lockhart / Gardner? O começo do fim, pelo menos, já que há rumores de que este pode ser o último ano de Josh Charles na série. Pela lógica, essa briga entre os sócios da mais forte firma de advocacia de Chicago vai beneficiar o novo escritório Florrick / Agos.

E ainda tivemos Peter num momento “vamos ver quem é que manda nessa poham” e a volta de Becca e Nisa, as namoradinhas de Zach, para bagunçar o coreto, ainda que indiretamente.

Cara, The Good Wife só fica melhor. Como é que pode?

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER