The Good Wife: as leis da vida

“Só queria dizer… Você está certa. Não tenho um plano. É errado. Sou seu chefe. E você minha funcionária. Vamos só esquecer. Não!!! Quer saber? Não vou simplesmente esquecer. Quer saber meu plano? Meu plano é que te amo. Provavelmente, te amei desde Georgetown. Então me ligue.” — GARDNER, Will

Uma narrativa jurídica consegue emplacar na televisão apenas levando em conta suas precedentes. Seguindo a fórmula do sucesso de Ally Macbeal, The Practice, Boston Legal e Law & Order com seus diversos spin-offs, a falsa impressão de glória certa é uma vilã de roteiristas e diretores do gênero. Atualmente, o público não quer somente um drama que aborde de forma rasa a lei e seus atenuantes. O grande diferencial de The Good Wife é a dinâmica que mescla os famosos procedurais aos dramas complexos e individuais de seus personagens.

Criada por Robert e Michelle King, a série conta a história de Alicia Florrick, uma advogada e esposa de um ex-político que está preso após um grande escândalo envolvendo corrupção e sexo. Para manter sua família, ela volta a advogar. Para sua surpresa o seu retorno ao mercado de trabalho se dá pelo convite de Will Gardner, um interesse amoroso de Alicia na época da faculdade. Ele torna-se seu novo chefe na firma Stern, Lockart e Gardner.

The Good Wife Cast Thumb

É assim que tudo começa. Alicia vê no novo emprego uma forma de redefinir sua vida e se redescobrir como mulher. A ganhadora do Emmy, Julianna Margulies, intérprete da protagonista, usa todo o seu charme e talento para conquistar o telespectador. Seja ele representante do público feminino por usar de todas as nuances do poder da mulher, no trabalho ou na vida pessoal. Ou até mesmo o público masculino, por enxergar em Alicia Florrick muito mais que uma boa esposa, mas uma mulher cheia de coragem e que quer de qualquer maneira conquistar seu território.

Apesar de termos uma protagonista tão forte, The Good Wife aposta alto em trazer bons nomes para uma produção já cheia de ótimos atores. Chris North é um desses. Ele interpreta Peter Florrick, o polêmico marido de Alicia. Durante as cinco temporadas você consegue traçar firmemente uma opinião sobre esse tempestuoso casal. Nos dias de hoje a estabilidade emocional e financeira parece ser mais importante do que a crise de uma traição. Mas fica a pergunta complexa e honesta: você perdoaria uma traição por solidez emocional e familiar? A produção te dá essa resposta e ainda te convida a entender os motivos.

T

Outro estrondoso destaque da série é outra ganhadora do Emmy, a atriz Archie Panjabi. Sua personagem, Kalinda Sharma, tornou-se uma das mais queridas entre os fãs do show. Ela trabalha como investigadora da firma e vê na Alicia a chance de ter sua primeira e única amiga. O tom misterioso e de poucas palavras que a atriz dá à personagem nos deixa vidrados em Kalinda. Sua sensualidade também é outro ponto forte, sempre desfilando com figurinos elegantes mas que exalam eroticidade. É tanto talento que as cenas e as tramas da personagem, por vezes, são as mais interessantes.

Destaque também para o ator Matt Czuchry, interprete do personagem Cary Agos. Ele tinha recentemente saído de Gilmore Girls, um drama adolescente, mas conseguiu construir um advogado maduro e tão interessante quanto Alicia e Kalinda. O bacana deste personagem em particular é a sua ambição. A princípio, Cary parece ser desinteressante e por vezes irritante, mas com o passar das temporadas o ator conseguiu estruturar tão bem o seu personagem que hoje, mais do que nunca, ele é importantíssimo para o desenrolar da trama. Antes que me perguntem: sim, eu torço bastante por Cary & Kalinda.

The Good Wife Cast Poster

Apesar de estar tentado a falar sobre o personagem Will Gardner (Josh Charles), não conseguirei enfatizar muito sem dar maiores spoilers. Mas me permito falar que durante tanto tempo ele foi peça-chave para avaliarmos o lado emocional de Alicia, e juntamente com sua sócia Diane Lockart (Christine Baranski), mostrou uma bela amizade entre homem e mulher. Eu torcia bastante por Will e Alicia, por todas “cachorradas” que Peter já aprontou com ela, Will era e sempre será o homem perfeito para Alicia.

Ainda falando sobre o elenco, outro charme da série são suas participações especiais. Temos por exemplo, Mamie Gummer, Matthew Perry, Amanda Peet, e Michael J. Fox. Elas são tão boas dando ritmo à trama que sempre estamos torcendo para que eles retornem. E por muitas vezes eles retornam. Inclusive sempre que Michael J. Fox aparece dá impressão de que ele vai saltar para o elenco fixo. Mesmo tendo um personagem com uma personalidade extremamente irritante, as brigas envolvendo ele e Alicia são sensacionais.

The Good Wife Season 3 thumb

A série é transmitida pela CBS e ainda conta com o formato regular, ou seja, os tradicionais 22 episódios. Cansativo? Depende do ponto de vista. A narrativa traz sempre casos muito atuais e consegue aplicá-los em uma ficção jurídica impressionante. Como por exemplo os casos envolvendo a empresa ChumHum, uma espécie de Google fictícia. As tramas são sempre muito bem construídas e te deixam preso ao episódio do início ao fim. Além do desenvolvimento do caso da semana, ainda nos dão o desenvolvimento da vida pessoal dos personagens. Isto, ao menos para mim, é o grande diferencial de The Good Wife. Ela tem um tema proposto, mas consegue trabalhar tantos outros e ao mesmo tempo de maneira dinâmica e exemplar.

Como toda produção, ela passou por altos e baixos durante suas temporadas, mas tudo para chegar à brilhante quinta temporada. A série parece ter se reinventado nesse quinto ano, tudo que levou The Good Wife ao estrelato foi desconstruído pelos roteiristas. Estamos diante de um show completamente diferente daquele que fomos apresentados em 2009. Isso soa como maluquice, mas foi a coisa mais maravilhosa que já aconteceu. Ele conserva sua estrutura básica, porém quase todas as tramas tomaram rumos diferentes dos previstos. O show subiu do status de ótimo para excelente.

HQ-Season-2-Photoshoot-Alicia-Florrick-the-good-wife-15081818-2000-1498

A temporada em questão abriu as portas para o drama adentrar no patamar de Breaking Bad & Cia, apresentando uma trama tão bem montada e com twists tão fenomenais que a série passa a ser obrigatória para qualquer um que seja fã de um bom roteiro e boas atuações. A audiência não é das melhores, mesmo sendo de um canal aberto, mas não dá para enxergar um fim próximo para The Good Wife. Apesar de arriscado após a quinta temporada, os roteiristas têm infinitos rumos para guiar a história. Então, na minha opinião, a série ainda permanecerá por muito tempo no ar.

Você, assim como eu, pode não ter muita apreciação pelo ramo da advocacia, mas a série te envolverá tanto, que passadas algumas temporadas você estará louco para advogar ao lado de Alicia Florrick. Muitos podem se negar a gostar da personagem por conta do seu jeito estável de ser, mas há de convir comigo que quando o assunto é ela, não tem para ninguém. Pode ser no tribunal ou na vida pessoal, Alicia dá aula sobre qualquer assunto.

A ideia de um spin-off parece estar circulando entre os corredores da CBS, todavia acho mais adequado para pensar nisso depois do fim da série, assim como foi com Breaking Bad. The Good Wife é boa demais para ter que dividir a atenção de seus roteiristas com outra produção. Aqui no Brasil ela é exibida pelo Universal Channel, e quem ainda não vê, veja urgentemente! Não percam tempo.

Não deixe de conferir as reviews da série aqui no Box de Séries.

Dramatics, Your Honor.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER