The Knick volta aos trilhos para descarrilhar novamente

Sem grandes mudanças, The Knick abre sua segunda temporada reestabelecendo a desordem das coisas. E isso será maravilhoso!

A loucura retornará ainda maior” CHICKERING JR., Dr. Bertie

A convite do canal Max, assistimos ao primeiro episódio da segunda temporada de The Knick. Considerada umas das melhores estreias de 2014, a série de Steven Soderbergh mostra que não perdeu fôlego e voltou aos trilhos para descarrilhar novamente — no bom sentido.

RELACIONADO: Confira 7 spoilers sobre a nova temporada de The Knick.

Não há grandes novidades no elenco, mas isso não desmerece a série, que priorizou seus personagens renovando as histórias deles. Algo raro na TV.

Ao final da primeira temporada vimos o anti-herói e protagonista Dr. Thackery ser internado para tratamento de sua dependência à cocaina com uma nova droga, considerada revolucionária: a heroína.

Como era de se esperar, a fissura domina o Dr. neste início. É devastador e curioso ver como o tratamento o levou a um estagio ainda pior. E esta é uma das melhores partes da série. Interessante perceber como os chamados ‘avanços da medicina’ eram tão contraditórios e carentes de métodos e pesquisa.

The Knick volta para curar seu tédio com estreia simultânea

É a primeira vez que notamos uma inversão neste cenário. Até então, as vítimas de novos tratamentos eram pacientes em situação de desespero ou pobreza. Vimos o próprio Dr. testar métodos desconhecidos em pacientes à beira da morte ou do irrecuperável. E agora, finalmente ele é vítima desta situação.

Vimos ainda a esposa do Dr. Everett Gallinger ter seus dentes arrancados como tratamento para as mordidas que ela dava nos enfermeiros, após ser internada em um sanatório. No mínimo contraditório. Não é curioso perceber que ninguém enxergou desta forma há 100 anos?

Era uma época na qual tudo ia ao limite. E qual o limite do tratamento de um viciado em cocaína e heroína em 1901? Alguns poderiam dizer que apenas o isolamente o ajudaria a combater sua dependência, e resistir às recaídas e às sensações físicas trazidas pela abstinência.

Mas Thackery é apenas uma figura na história do hospital Knickerbocker. A rotina do estabelecimento mudou totalmente após o motim que destruiu sua sede original. A construção de novas instalações foi iniciada e uma reestruturação de equipe deu lugar ao justo. Para alguns…

Líder da ala cirúrgica, Dr. Edwards continua representando a luta contra o preconceito no início do século passado. Mesmo tendo melhorado os números de natalidade do hospital, implementado e aperfeiçoado novos procedimentos, ele precisa lutar para manter seu espaço como líder, que é seu não por direito, mas por pura improvisação.

Talvez a situação melhore com ajuda de Cornelia. Casada e vivendo na Filadélfia, sua vida está prestes a mudar novamente. Seu descontentamento com a nova vida é notável. Cornelia é uma humanista e onde quer que vá, carregará isso dentro de si. Mas a distância e a nova rotina não estão ajudando.

Ela está pronta para se doar e dar até mesmo o que é dos outros em benefício dos mais necessitados, e preencher o vazio trazido pela vida como esposa. Diante desta situação, é natural que os Robertson prefiram que ela volte a doar os bens de sua própria família.

Em quase uma hora, este season premiere conseguiu reestabelecer tudo o que foi mudado ao final de seu primeiro ano. As peças estão de volta, ou encaminhadas a voltar. E a tensão entre os personagens e seus antigos problemas está garantida.

Pode até parecer ‘mais do mesmo’ e isso não é um problema. A dinâmica entre os personagens originais é suficiente para renovar uma das mais fortes histórias da TV atualmente.

Confira nossa nota e deixe a sua. A nova temporada estreia esta noite no Max, às 23h.

[taq_review]

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER