The Leftovers 1×03 — Two boats and a helicopter

A verdade precisa ser dita” — JAMISSON, Matt

Uma das teorias que já estão rolando sobre The Leftovers é que se trata do arrebatamento bíblico, e que os desaparecidos foram os escolhidos por Deus para um retorno triunfal. Pois bem, o fato é que existe na série um personagem que contesta justamente essa tese. O pastor Matt Jamisson não acredita no arrebatamento e passa boa parte do seu tempo tentando provar que está certo.

Vale ressaltar que o livro que originou a série não explica a “partida”, como é denominado o fato pelo pastor Matt, e os roteiristas já declaram que também não estão preocupados em tal explicação na série. Sendo assim, nos identificamos um pouco com os personagens, quando esses saem em busca de teorias e explicações sobre o ocorrido em 14/10.

Para Matt Jamisson a “partida” não pode ser considerada o arrebatamento bíblico uma vez que entre os que se foram estão pessoas de caráter duvidoso, como juízes que aceitam subornos, traficantes, pais que usam o dinheiro dos filhos no jogo, adúlteros, dentre outros. Para o personagem, e aí ele se aproxima da fidelidade dos criadores da série, a “partida” faz parte de um teste de fé para os que ficaram. Segundo o pastor, Deus está mais interessado em “avaliar” os deixados na terra.

theleftovers1x03

O episódio foi todo focado nesse personagem e, talvez, por mostrar um pouco de sua história, torna-se, até aqui, o mais interessante da temporada. Matt Jamisson é irmão de Nora (a que perdeu marido e filhos). Seus pais foram mortos em um incêndio ocorrido na igreja da família. Matt, quando criança foi diagnosticada com um câncer terminal, porém, por algum motivo foi curado. A igreja, hoje hipotecada, corre o risco de ser vendida para um grupo de pessoas. Matt não perdeu ninguém próximo no dia da “partida”, porém ele e sua mulher sofrem um acidente nesse dia e Mary torna-se vegetativa.

A vida do pastor é cercada por simbologias e sinais divinos. As pombas que o perseguem são símbolos religiosos que significam a esperança. Já o número 3, que dá início à sua sorte no jogo, remete a Santíssima Trindade. O ato singelo de lavar sua esposa tendo no quarto um quadro sobre um batismo religioso nos remete ao significado do batismo na religião: um ato de remissão dos pecados. Diante de todos esses fatos, Matt torna-se para a série um personagem riquíssimo que não podemos perder de vista.

É interessante destacarmos a pouca quantidade de fiéis nos encontros religiosos da “Igreja Episcopal Nosso Salvador”. Temos uma ideia de que ao acorrer uma tragédia, como foi a de 14/10, a população tende a buscar na religião certo conforto. Não é o caso em Mapleton, mesmo com todo zelo do pastor. Já que a igreja não consegue explicar o porquê da “partida”, é certo que boa parte da população tende a buscar ajuda em novas seitas e gurus.

Após passar o episódio todo por testes de provação divina, em que hora cometia um pecado, para logo depois de redimir por meio de atos humanitários, Matt não consegue reaver sua igreja. Agora a sua “casa de orações” pertence a seita dos Remanecentes Culpados.

Tal perda seria mais um teste de fé para o pastor? Uma punição ou uma benção? Perder a sua referencia de abrigo de respostas pode ser o inicio do embate entre a sua crença e o que pregam os RC’s. Matt e Patt são caminhos diferentes de uma mesma dúvida prestes a se colidirem. Fiquem com a promo do próximo episódio, B.J. and The A.C, e até semana que vem!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER