The Leftovers 1×04 — B.J and A.C

Sabia que roubaram o menino Jesus? É só ir no supermercado e comprar outro” — PREFEITA, Lucy

Embora a série não esteja focando muito nos dramas pessoais (exceção do episódio passado), os personagens deram alguns passados à frente neste B.J and A.C. Foi um episódio também voltado para a quebra da religiosidade e a busca e a veneração por outros símbolos e pessoas.

A discussão começa pelo título. Presume-se que as iniciais correspondem a Baby Jesus and Antichrist e as ações que explodem nesse episódio só fazem aumentar tal “achismo generalizado”. A trama se dividiu inicialmente em dois tempos: o roubo da imagem de Jesus na manjedoura e a descoberta que Cristine está grávida de Wayne.

O roubo de uma imagem sagrada abre um leque de discussões entre os personagens. Para alguns, no caso de Jill, o roubo é um sacrilégio. Já para a prefeita, a imagem deve ser substituída imediatamente por outra. Para o xerife, um roubo sem muita importância. Tais comportamentos exemplificam a quebra da religiosidade que a série propõe discutir.

theleftovers1x04

Ao transformar Jesus em uma série de bonecos que podem ser comprados em supermercado, os roteiristas tocam na ferida da pasteurização da fé, e o uso abusivo de imagens para a adoração. Um boneco qualquer, ao ser transformado em uma imagem sacra, automaticamente torna-se algo a ser adorado? Se ele pode ser substituído a qualquer momento, isso também não equivale à substituição de uma fé por outra, quando essa se torna algo banal e desacreditado?

Se em Mapleton, a fé cristã vem perdendo sua força, o mesmo não podemos dizer em relação a Tommy e sua fidelidade à crença de Wayne. Sabemos agora que todo esse cuidado em torno da jovem Cristine deve-se ao fato dela estar grávida de Wayne. Como Maria e José, que buscam um refúgio para o nascimento de Jesus, Tommy e Cristine saem em busca de uma segurança para o nascimento do filho do novo salvador (Wayne). Teríamos aqui o anticristo?

Não há família” — Patti

Se não bastasse a discussão em torno da fragilidade do maior símbolo do cristianismo, que é o nascimento de Jesus, o episódio fecha com o desmoronamento de outra fortaleza religiosa: a família. Tendo como foco os Garvey’s, a noção de pertencimento é colocada em xeque. Laurie, é uma personagem muito interessante, e mesmo fazendo parte dos RC’s, ela ainda não consegue se desligar totalmente da sua família, o que a torna um alvo fácil entre os demais adeptos da seita.

Descobrimos que Tommy não é filho de Kevin. O que explica talvez o seu distanciamento com o “pai” e sua necessidade de querer pertencer a algo que ele acredite. Já Kevin confessa ter traído Laurie diversas vezes. Podemos afirmar que essa família já estava num processo de desgaste antes mesmo do ocorrido em 14/10.

Uma família é feita de memórias. Um símbolo disso são as fotografias que eternizam diversos momentos. Aí entram em cena os RC’s, que protagonizaram a cena mais marcante desse episódio. Ao roubar as fotografias de diversas famílias, a seita, mais uma vez, cumpre o seu objetivo de fazer com que nunca esqueçamos a dor da perda. As fotografias serviam para essas famílias como um aconchego, uma forma de alimentar a saudade. Essa invasão dos Remanescentes ao íntimo das pessoas pode-se transformar em graves consequências para o grupo.

O episódio termina com mais um questionamento: estariam os RC’s sofrendo algum ataque de disseminação? O que foi aquela cena de Cristine andando entre os mortos, todos de branco? Há que se considerar se realmente foi um atentado, ou mais uma forma que os RC’s encontraram de chamar a atenção.

Fiquem com a promo do próximo episódio, Gladys (1×05), que tem tudo para ser mais um episódio instigante. Parece que todos os personagens chegaram ao seu limite de tolerância. É esperarmos para ver! Até semana que vem.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER