The Leftovers 1×07 — Solace for tired feet

Eu preciso de você para levá-lo. Você precisa aceitar isso, Kevin” — Sr Kevin

À primeira vista, Solace For Tired Feet foi um episódio maçante, cansativo. Parecia que tudo que estava acontecendo estava vindo de lugar nenhum para lugar qualquer. Talvez seja porque foi mais um episódio centrado em Kevin Garvey e que por culpa do seu ator (Justin Theroux) não consegue dar a dimensão dramática que a personagem pede.

Porém, no seu final entra em cena um exemplar da revista National Geographic, de maio de 1972, e tudo ganha uma nova dimensão e, o episódio sonífero, retoma a aura de mistério que foi diluído e deixado de lado nas histórias que foram centradas nos dramas pessoais dos demais personagens. Mas qual a ligação entre a edição real da revista e os dramas de The Leftovers?

Depois de uma longa pesquisa (sic) eis os principais temas abordados naquela edição de 72: “Centésimo Aniversário de Yellowstone”; “Cairo, Capital Problema do Mundo Árabe”; “Viver em Uma Aldeia Japonesa”; “A Aranha que Vive Debaixo D’água” e “Escavações na Ilha de Thera Resolvem o Enigma de Minoans”.

De cara, o que me chamou atenção foi a matéria sobre Cairo, por dois motivos: no decorrer do episódio, quando Kevin estava em um dos seus surtos, alguém em seu walkie-talkie disse diversas vezes a palavra “Cairo” e, qual o título do próximo episódio? Sim, meus queridos: Cairo.

TheLeftovers1x07

Daí comecei a pesquisar e ler sobre as demais matérias e deparei-me com a história sobre a civilização minoica que viveu em Creta e que desapareceu completamente por volta de 1450 aC. Diversas teorias aparecem sobre o possível desaparecimento: a erupção de um vulcão na Ilha de Thera teria exterminado a população minoica. Outros creditam a exterminação a forças invasoras e há a teoria de que a civilização simplesmente ultrapassou a sua capacidade de sustento e suporte ambiental e morreu. Enfim, assim como aconteceu com os minoicos, ainda não sabemos o que de fato aconteceu em The Leftovers onde 2% da população “partiu”.

Em relação a matéria sobre as aranhas que vivem debaixo d’agua, não estava conseguindo fazer ligação com The Leftovers. Porém, diversos fãs da série destacaram nas redes sociais, a cena de Christine quando estava agonizando dizendo algo como “aranha que vive debaixo d’água”. Os mesmos fãs relacionam tal aranha com o profeta Wayne, já que o mesmo vive se escondendo, praticamente uma vida subterrânea. E vão além, com a hipótese que a voz que Sr Kevin ouve pode ser do próprio Wayne. Se for verdade, a série aqui faz a ligação entre ambas as histórias.

Mas o episódio não centrou suas referencias apenas à ciência. A fé teve também participação com a quase citação de Matt, interrompida por Kevin. O pastor começou a citar um trecho da história de José e seus sonhos: “Meu filho, não conte a tua visão para os teus irmãos, para que não façam uma conspiração contra ti. Satanás é um inimigo claro para a humanidade”. Se rebobinarmos a fita foi mais ou menos o que o pai de Kevin falou a ele nos primeiros episódios, o de não comentar com ninguém sobre os seus surtos, seus pesadelos tão reais. Caso contrário, acabará como ele, no manicômio.

Se Solace For Tired Feet começou de forma confusa, o mesmo termina de forma a moldar algumas respostas que ficaram soltas no decorrer dos episódios. Se a série conseguir mesclar os dramas pessoais com os mistérios eminentes de forma coerente e interessante, ela só tem a ganhar. O que não pode acontecer é um distanciamento entre ambas e ficando no meio as perguntas não respondidas.

Fiquem com a promo de Cairo (1×08) e até semana que vem!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER