The Leftovers 1×08 — Cairo

Somos um quadro em branco. Um lembrete vivo do que você tanto tenta esquecer. E estamos prontos. E estamos esperando” — Patti

As perdas pessoais podem ser um divisor de águas na vida de qualquer um. O que fazer depois que acontece? Seguir em frente, talvez seja a opção mais obvia. Mas o “seguir em frente” nos lança a duas questões: é possível seguir em frente levando as memórias do que se perdeu? Ou é necessário passar uma borracha no passado e aí sim abraçar as incertezas do futuro?

The Leftovers é uma série com os dois pés fincados nas memórias. Será que os que ficaram possuem a obrigação de nunca se esquecer dos que se foram e, dessa forma, conviverem dia após dia com a dor da perda. Qual é o propósito dessa vida em meio a dores e lembranças dos que se foram e o enfretamento de um futuro onde essas pessoas não estarão presentes?

Os Remanecentes Culpados possuem um propósito. Serem a tela em branco para que os outros pintem neles o seus quadros de lembranças sobre a partida repentina. E ser um lembrete vivo requer o desapego dos sentimentos: amor, raiva, medos, dor. Para eles a única forma de viver, ou morrer, é não se esquecendo do que aconteceu.

…Oh que inúteis o Sono, a Esperança, o Sonho, o eterno Desejo
Os Cavalos do Desastre investem pela densa argila…” — W.B Yeats

theleftovers1x08

Cairo foi o episódio onde algumas peças distintas se encontraram pela última vez. Kevin e Patti. O delegado é aquele que vive num sono profundo onde a todo o momento é implorado a voltar a realidade. Seja pelo seu pai, ou até mesmo por Patti que insistiu o episódio todo que ele sabia realmente o que estava acontecendo. Bastava acordar para isso. Não foi por acaso que ela recitou, Ele pede a sua amada que esteja em paz, poema de W.B Yeats, poeta, dramaturgo e místico irlandês, onde os sonhos são temas recorrentes em sua obra.

Durante toda a tensão entre Patti e Kevin, que culminou na transformação da líder dos RC’s em mais uma lembrança que não será esquecida tão rápido, assim como Gladys, os demais remanescentes seguiam em frente ao propósito. Será que veremos Laurie ocupando o lugar deixado Patti? Será nesse momento que Kevin acordará do seu sonho ao ver a mulher liderando o que ele chama de uma organização, e pior, com a adesão de Jill?

Mampleton, assim como a cidade de Cairo, que em 1972 estava na capa da National Geographic como destaque por ser uma capital violenta, transformará em um campo de guerra no próximo episódio. Lembro que na primeira review de The Leftovers falei que tudo caminharia para uma explosão, assim que alguém ascendesse o pavio. Coube aos RC’s tal obrigação.

O que foi todo aquele preparativo na igreja da cidade? Aposto na teoria de que os RC’s ao roubarem as fotos dos que se foram, e que muitos enfatizaram que não houve solução para tal ato, fizeram replicas em tamanho natural dos que partiram (Guest 1×06) e que irão vesti-los com as roupas para o grande ato final, onde todos terão que escolher o propósito de viver ou morrer.

Fiquem com a promo de The Garveys at Their Best (1×09) penúltimo episódio da temporada e até semana que vem!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER