The Leftovers 1×09 — The Garveys At Their Best

Algo horrível irá acontecer” — Patti

Fica até difícil tentar explicar esse episódio de forma objetiva e direta, uma vez que foi de longe o melhor da temporada até agora. Cada minuto de The Garveys At Their Best foi importante, incomodo, sufocante. Talvez, seja o episódio que muitos que “não entendem The Leftovers” sentiam falta. Quem sabe se eles começarem a temporada pelo penúltimo episódio ficarão mais confortáveis. Mas, se fizerem isso, perderãoo melhor da viagem: o avesso das camadas dos personagens.

Diferente da promo que foi divulgada, o episódio volta aos dias 13 e 14 de outubro, horas antes da “partida repentina”. De cara somos surpreendidos, pois estávamos esperando o acontecimento do propósito dos RC’s. Mas, antes de chegarmos ao caos definitivo, fomos convidados a entender a entropia humana que o causará no futuro.

Entropia, substantivo feminino, que significa a medida da desordem de um sistema; medida da quantidade de energia que não é convertida em trabalho mecânico; desordem ou imprevisibilidade. No dia 13 de outubro vemos os Garveys em uma aparente harmonia: Laurie organizando a festa para o sogro, Kevin em sua corrida matinal e Jill, uma adolescente feliz (e nem por isso menos irritante) em meios ao seu trabalho de física sobre entropia.

theleftovers1x09

Mas nada é o que aparenta ser. Mesmo que a fotografia e a luz sugiram um clima clean e alegre, pequenas rachaduras aparecem pela casa dos Garveys, como notou Kevin, e que podem ser estendida por toda Mapleton. Kevin e Laurie, em um relacionamento a beira do fim. Nora, uma dona de casa estressada por ser apenas uma dona de casa. Patti e suas angustias por ter sido largada pelo marido e a sua necessidade de expor a dor por meio das palavras e dos seus pressentimentos.

A partir desses pequenos quadros do cotidiano, uma leve critica ao sonho americano das famílias perfeitas, o episódio vai desnudando camada por camada das suas personagens e nos questionando que: nem toda dor que você viu até aqui vem apenas do desaparecimento das pessoas. A dor , a angustia, a solidão, a falta de propósito das personagens já os acompanhavam a bastante tempo.

Logo após as cenas sobre a partida me dei a liberdade de pensar: por algum segundos a não presença dessas pessoas foi um alívio para Nora, Laurie, Kevin, a mãe no carro com a criança chorando e para muitos outros que não conhecemos. E depois também me peguei pensando: seriam os rejeitados os escolhidos para partirem? Nora estava esgotada, stressada e sem paciência com a dinâmica de sua casa, tanto que o carinho dos filhos já a incomodava. Laurie estava grávida e faria um aborto. Com o desaparecimento da mulher que estava com Kevin, o delegado estaria isento da culpa da traição.

Porém, essas mesmas pessoas não tiveram a oportunidade do “se”. E se tivessem mais uma chance para reverter todas as situações em que se encontravam? E se as rachaduras pudessem ser tampadas e esquecidas? Muito mais que a dor, agora entendemos que essas personagens que ficaram carregam também consigo a culpa.

A season finale irá ao ar no dia 07 de setembro, com o sugestivo título The Prodigal Son Returns. Eles não disponibilizaram uma promo específica do episódio, o que dá entender que o último vídeo seria aquele que divulgaram sendo o penúltimo. Até a próxima!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER