The Leftovers 2×01 — Axis Mundi

Axis Mundi volta com tudo novo para o segundo ano de The Leftovers. Novos focos de direção e roteiro, elenco renovado e outro cenário: a misteriosa Miracle.

Nós somos os 9261.” — MASSEY, Reverendo.

The Leftovers está de volta. Uma das séries mais elogiadas pela crítica no ano passado devido ao seu trabalho de composição minimalista, fortes atuações e uma carga dramática intensa. Apesar de ser a mesma série, ela deu uma guinada radical no seu formato.

O primeiro ponto que chama atenção é a nova abertura, essa agora com um tom menos religioso. O cenário deixa os subúrbios do estado de Nova Iorque e vai para Miracle, no Texas. A cidade que não registrou nenhuma partida em 14 de Outubro e, por isso, tornou-se um lugar santo para religiosos de diversos credos. É interessante perceber como o roteiro e a direção também estão mais leves, menos dramáticos. A análise comportamental pós-trauma é deixada de lado e substituída pelo mistério em torno da Partida.

A série começa mostrando Miracle em seus tempos pré históricos. Pode-se traçar um paralelo com as cenas iniciais de 2001: Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick. Em ambas é mostrado seres tentando sobreviver com toda hostilidade do ambiente. Palmas para a belíssima caracterização: maquiagem e fotografia foram pontos positivos dessa abertura. A função principal desse início é mostrar que geograficamente nada mudou naquele pedaço da Terra em todos esses anos. O rio e os tremores de terra existiam desde um passado remoto.

Família Murphy reunida para o café da manhã.

Voltando para os tempos atuais, somos apresentados a família Murphy e cada um tem um momento certo de brilhar na tela. Todavia, John Murphy, o patriarca da família é quem domina a atenção. Ele é mostrado como um cético que a todo custo quer expurgar as ilusões religiosas que pipocaram na cidade após o evento da Partida. Isso é evidenciado na maneira que ele queima a casa de Isaac e com o que ele faz com Isaac. Ainda que seja amigo deste, John não se intimida e queima a casa do pobre vidente para acabar com mais uma “farsa”.

Pequenas detalhes misteriosos são mostrados aos poucos: Uma vizinha vestida de noiva; um homem que sacrifica cabras no meio do pessoal; um homem que aguarda indefinidamente em cima da torre. Miracle foi transformada em uma Meca da Partida, e todos querem estar lá pra adquirir sua proteção.

Finalmente Kevin, Nora, Jill e a bebê aparecem. Eles adquiriram uma casa em Miracle e imediatamente levantam suspeitas de John, que os convida para sua festa de aniversário. Nessa festa, descobrimos que John não tem amigos, já esteve na cadeia por tentativa de homicídio e que Evie é epilética.

Chegamos ao fim com um novo tremor e a constatação que Evie e suas amigas sumiram sem deixar rastros, além de toda a água do rio com elas. Pode-se fazer uma conexão direta com a sequência inicial: para onde foi toda a água que havia ali desde tempos remotos? Além do mistério que norteará essa temporada: As meninas partiram ou não?

Com um novo formato, The Leftovers vem nos desafiar para mais um ano incrível de um dos melhores shows da TV atual. Não deixe de acompanhar essa série incrível.

Considerações finais:

– Como os Garvey foram parar em Miracle? Acredito que veremos mais desse motivo no segundo episódio;

– O que aconteceu com a esposa de Matt para que o reverendo o impedisse de falar? De alguma forma, seria algo que poderia atrair a atenção de John;

[taq_review]

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER