The Leftovers — 2×03 — Off Ramp

Off Ramp mostra as maneiras de enfrentar o trauma pós 14/10 trazendo de volta os misteriosos Remanescentes Culpados.

Quem quer um abraço?” — GARVEY, Tommy.

Se Axis Mundi e A matter of geography podem ser considerados gêmeos bivitelinos, Off Ramp é o irmão mais novo. Todos os três episódios juntos funcionam como uma season premiere de três horas do show da HBO, já que cada um mostra o ponto de partida da temporada por uma perspectiva. Nesse episódio voltamos a nos deliciar com o mundo das seitas originadas no universo pós 14 de Outubro.

Começando o episódio, vemos a nova missão de Laurie e Tommy: resgatar discípulos dos remanescentes culpados. Tudo é mostrado com riquezas de detalhes: as pastilhas de nicotina, a forma de agir de grupos como AA, Tommy escolhendo o membro frágil e o “resgatando” aos cuidados de sua mãe.

Laurie Garvey é mostrada bem diferente da discípula fervorosa da primeira temporada. Ela quer resgatar as pessoas a sua maneira e quer usar seus dons como psicóloga para isso. Fica evidente sua busca por racionalidade em um mundo dominado por teorias e incertezas.

The Leftovers 2x03 -Laurie and Susan - 1200x792

Os passos da “desintoxicação” criados por Laurie são mostrados pela perspectiva de Susan. As reuniões para falar sobre suas experiências, o falar novamente, o acostumar-se com os bens materiais, a reintegração junto a família outrora abandonada. Entretanto o processo não é eficaz ainda e deságua numa tragédia para Susan e sua família. Até aqui, uma das cenas de tragédia mais bem realizadas que já vi na TV.

A descoberta do que acontecera com Susan abala as estruturas emocionais de Laurie, que já havia perdido o seu lugar de trabalho e teve que resgatar seu notebook, além de vê-la perder a chance de publicar um livro que poderia colocar os remanescentes culpados em cheque.

Tommy, em sua jornada de “salvar” outros membros, é descoberto e desencadeia uma cena de tortura bem bizarra. Meg retorna como líder de um grupo de lembretes vivos e não mede esforços em criar medo e agonia em Tommy. Tudo isso como um recado para sua ex-amiga Laurie.

É engraçado como nesse episódio, o roteiro abre espaço para pequenos mistérios: Por que Laurie lava o carro todas as noites? O que Tommy tanto aprende com os vídeos de Saint Wayne no começo da carreira? E depois os soluciona da maneira mais bela possível?

Após os diversos acontecimentos, Tommy e Laurie percebem que o motivo deles não conseguirem efeito com o “tratamento” é porque eles não substituem o vazio deixado pelo grupo das roupas brancas e cigarros. Em uma sacada genial, e uma cena de arrepiar, Tommy traz de volta o culto do abraço e um novo ciclo se inicia.

Considerações Finais:

The Leftovers mostrando sua audácia com um nu frontal de Chris Zylka.

[taq_review]

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER