The Leftovers — 2×10 I Live Here Now [season finale]

I live here now promove uma season finale emocionante e prova que realmente não existem milagres em Miracle.

Eu moro aqui agora”GARVEY, Kevin.

Nessa crítica centrarei mais nas minhas reações perante os fatos para que o leitor tenha o gosto de poder vivenciar as mesmas surpresas que vivi, e possa enxergar o poder que essa série da HBO possui.

O episódio começa com o que de fato aconteceu durante o sumiço das garotas, o terremoto de Axis Mundi e A matter of geography, e a tentativa de suicídio de Kevin. De forma magistral, a direção e o roteiro não permitem dúvidas para futuras especulações.

As consequências da marca da mão de Kevin no carro das garotas são mostradas com o conflito John versus o ex-policial e Mapleton, que tenta explicar-se, porém sem chances para o perdão de John.

I live here now

Continuando Kevin retorna ao mundo paralelo, porém sem o brilho de International Assassin. É perceptível o que o roteiro quer nos mostrar nessa ida, por exemplo, a canção Homeward Bound de Simon and Garfunkel que é cantada por Kevin reflete sua vida opaca. Entretanto, essa nova incursão não trouxe detalhes ou ampliou os conceitos outrora apresentados.

Também o mistério envolvendo Matt e a gravidez de sua esposa que pairava desde No Room at the Inn é solucionado. Para mim, uma das cenas mais lindas da série até agora e ao mesmo tempo uma das mais singelas.

Em paralelo aos eventos anteriores, a trama diabólica de Meg e seus remanescentes culpados se desenrola. É interessante ver como a direção nos prepara para algo bombástico, porém , à medida que se desenrola, vemos que Meg quer trazer uma mudança de paradigmas. A destruição daquele santuário, uma maneira de punição por eles serem o único lugar do planeta sem partidas.

É interessante ver como os remanescentes culpados, mesmo aparecendo pouco durante toda a temporada, foram cruciais nessa reta final. As formas como eles relembram o 14 de outubro são memoráveis, cruéis, brilhantes, agressivas, e as cenas que elas proporcionam já estão nos anais das séries estadunidenses.

Todavia, nem tudo foi um mar de rosas: o drama de Jill e Laurie, o discurso de Michael, a revelação do que era o presente de Evie, tudo fora ofuscado pelo restante da trama. Talvez, esse não era o momento exato para trazer esses aspectos à trama.

Depois dos acontecimentos, Miracle não será o mesmo parque. Os danos foram severos e incontroláveis. Enquanto não restaram fragmentos da família Murphy, os Garvey-Durst reuniram se numa cena final linda e idílica.

Várias perguntas ficaram abertas propositalmente para próxima temporada: O que será de Miracle? Será que os Garvey-Durst saíram de lá? O que acontecerá quando os líderes reais dos remanescentes culpados descobrirem o que Meg fez? Onde estão Erika e Michael? O que é o purgatório?

Se na primeira temporada The Leftovers mostrou que a angústia e a tristeza tinham um formato televisivo, na segunda temporada, a série mostrou que conjugar roteiro, direção, elenco, fotografia e trilha sonora com excelência pode criar um suspense no qual há personagens e mistérios que importam de forma igualitária, regado a muitas metáforas sobre a realidade atual. Aguardando ansiosamente pela terceira temporada já.

Considerações Finais

– Por que o cão do Kevin teve que ir embora? Demorou tanto para domesticá-lo na primeira temporada…

[taq_review]

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER