The Mentalist 5×02 — Devil’s Cherry

Nunca antes em The Mentalist tivemos um episódio tão profundo e focado no protagonista Patrick Jane como Devil’s Cherry. Claro que já tivemos outros em que se foi aprofundado tudo o que lhe ocorreu, como aquele em que ele surta e perde a memória. Mas esse, de fato, foi perturbador.

Porque tivemos o aparecimento de ninguém mais, ninguém menos, que Charlotte, sua filha. Mas, calma! Claro que não é a Charlotte real. A menininha realmente foi assassinada 10 anos atrás por Red John e não há possibilidade de estar viva. Porém, aposto que todo mundo quase caiu nessa por um momento ao assistir ao episódio, né? Eu tive uma pequena esperança…

Tudo não passou de uma alucinação do nosso mentalista. A ilusão começou quando Jane e equipe estavam em mais uma cena de um crime. Como sempre, o consultor “escapa” de Teresa e vai analisar outros locais próximos ao assassinato. Ou, quando é uma residência, resolve fazer um chá. Não foi a primeira vez e estamos já acostumados com essas atitudes de Jane.

O que surpreendeu dessa vez foi o suspense repentino dentro da cozinha. Enquanto preparava e saboreava o chá, um barulho estranho veio da panela em cima do fogão. Quando Jane tirou a tampa, fez uma cara de assustado e deixou a xícara cair e quebrar. Várias coisas se passaram na minha cabeça neste momento. Pensei que houvesse uma cabeça ali, ou fosse alguma coisa vinda de Red John, sei lá. Qualquer coisa! Aí vem uma quebra da cena, onde Rigsby e Cho, na sala, ouvem o barulho e perguntam se o consultor está bem, que responde positivamente. Quando a cena na cozinha volta, ele retira da panela um… coelho.

E é aí, neste ponto, que a alucinação de Jane começa. O coelho foge e o mentalista o segue, parando apenas no jardim de uma casa, onde conhece uma adolescente. Após uma conversa cheia de ironia, a menina afirma ter pistas sobre o assassinato e o leva para a joalheria da vítima, onde revela que é Charlotte, sua filha. Inacreditável, não? Até aí, não nos é exposto que se trata de um “sonho”.

Realmente acreditei… Mas aí, então, Teresa e Cho entram no local e acham que Jane está tendo outro surto. Ele desmaia e a cena volta ao momento em que ele estava na cozinha, após a xícara quebrar. Os amigos da CBI encontram o consultor caído, tendo convulsões e logo Cho descobre que o que ele havia ingerido se tratava de um chá alucinógeno.

Mesmo indo ao hospital, Jane continua vendo Charlotte, que lhe guia com pistas sobre o assassinato — resolvido com perfeição, mais uma vez. Mas o crime presente neste episódio serviu apenas como pano de fundo para o que Devil’s Cherry realmente quis nos mostrar: Jane precisa seguir em frente. O tempo todo Charlotte tenta dizer ao pai que para ela e a mãe não importa o que acontecerá ao serial killer. Jane precisa viver e descobrir quem ele mesmo é. Tentar ser feliz.

Isso é o que venho pensando desde o fim da terceira temporada. Quando chegará esse momento em que o mentalista resolverá seguir em frente, se apaixonar (por Lisbon, quem sabe) e deixar a sede de vingança para trás? E será que isso, se acontecer, culminará no fim da série? Muitas perguntas. Gosto do Jane exatamente como ele é, e por gostar tanto do personagem, desejo que ele consiga superar tudo o que aconteceu. Mas talvez isso não seja algo que a série precise.. Pelo menos não no momento.

Parabéns aos roteiristas e à Bruno Heller. Episódio intenso, emocionante, sem deixar de ser divertido. Afinal, aquela cena em que Teresa e Jane imitam um coelho… sensacional. E o final nos diz uma coisa: Jane quer rever a família e não se contentará com uma única visita de Charlotte.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER