The Mentalist 5×08 — Red Sails in the Sunset

The Mentalist 5×08 — Red Sails in the Sunset

Só me pergunto porque vocês não ficaram melhores amigos no momento em que se cumprimentaram. — Lorelei para Jane, sobre Red John

O oitavo episódio da quinta — e eletrizante — temporada de The Mentalist foi um pequeno tapa em nossas caras, não? Além de uma trama muito bem construída e desenvolvida, a artimanhas de Patrick Jane muito bem articuladas e revelações que nos deixam boquiabertos e sedentos pelo próximo episódio.

Red Sails in the Sunset foi tão bom, que nem sei por onde começar. Então vamos logo ao início do episódio, antes mesmo da abertura, em que ninguém mais, ninguém menos que Bret Stiles retorna. E adivinha só: Jane tem um favor a pedir — mais precisamente, cobrar. Eu nem lembro como Stiles ficou devendo esse favor, se algum internauta souber e puder refrescar minha memória, agradeço!

Com certeza era algo grandioso, afinal a ajuda que Jane pede não é nada fácil, que é ajudar a libertar Lorelei Martins da prisão federal onde ela se encontra. Stiles aceita, após alertar Jane das consequências, e com um plano praticamente infalível, ele consegue tirar Lorelei de lá. E o toque mentalista está no sequestro forjado por ele. Toda a CBI e até Bob Kirkland da Segurança Nacional foram induzidos a acreditar que a cúmplice confessa de Red John sequestrara Patrick Jane.

O consultor pensou que, sozinho, conseguiria convencer Lorelei de revelar quem é o serial killer. O plano todo foi muito inteligente, mas a moça não entregaria assim, tão facilmente, mesmo depois de perceber que não havia sido libertada por RJ, como achava a princípio. Ainda assim, Jane seguiu em frente com a fuga, até Lorelei descobrir que ele forjara um sequestro.

Nesse meio tempo, Bruno Heller nos entope de revelações. A primeira é que Lorelei tem uma irmã, foi vendida pela própria mãe quando ainda era criança. Provavelmente, um trauma que poderia ter feito ela virar o que é. Mas a história vai mais além. Ela chega a reencontrar a irmã depois de adulta, mas a mesma acaba sendo violentamente assassinada. E eis a descoberta de Jane (com ajudinha de Teresa Lisbon, que conduz uma boa investigação sem ele): foi o próprio Red John quem a matou.

Claro que Lorelei não sabe disso e também não acredita quando Jane revela o fato. Para ela, RJ é um santo. Mas, para Jane, ele matou Miranda (a irmã) para se aproveitar da fragilidade de Lorelei e ter uma aliada. Triste, não é? E para mostrar que está certo, Jane deixa Lorelei fugir sozinha e descobrir por si mesma. E só nos resta esperar para que ela caia em si e o ajude, afinal o mentalista já deu provas de que gosta dela e deseja ajudá-la, senão não teria feito tudo isso.

Agora, o momento que deixou meu coração aceleradíssimo MESMO foi quando, no meio da briga na pousada, Lorelei solta aquela frase que abre esta review. Ela nem se deu conta no momento, mas Jane nunca irá esquecer. Sim, ele já cumprimentou Red John. Eles já se conheceram. E a primeira pessoa que me veio à memória foi justamente Bob Kirkland, que cumprimentou Jane no fim do último episódio. Se lembram? Mas como Lorelei saberia disso? Será ele mesmo? E nem estamos na metade da temporada…

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER