The Mentalist 6×06 — Fire And Brimstone

Eu tenho algo a te contar, Lisbon.” — JANE, Patrick

Tiger tiger, leitores do Box de Séries! Que tal, antes de começar a review, eu já pedir para vocês descrevem em uma palavra, lá embaixo nos comentários, essa sexta e última temporada? Eu tenho uma palavra: mindblowing. Para quem não sabe, essa expressão quer dizer algo que faz a mente explodir. E a cada episódio, desde o começo dessa temporada, são pequenas explosões, que foram aumentando conforme a lista dos sete suspeitos de Patrick foi diminuindo. E depois desse episódio, temos apenas TRÊS suspeitos. Coincidentemente a pista para Patrick encontrá-los é uma tatuagem no ombro esquerdo de três pontos.

Ok, por onde começar? Vamos começar por um detalhe que nós espectadores podemos perceber quando os suspeitos de serem RJ aparecem em tela. As falas, os olhares, até o tom de voz, indica que algo que eles falam ou fazem, principalmente na presenta de Patrick Jane, é suspeito. Até quando Patrick não está, eles agem feito suspeitos. Tivemos de ligações misteriosas até um divo Bret Stiles usando um xarope líquido vermelho sangue para banhar uma discípula, e até desenhar uns símbolos no rosto de outra à la RJ. A dúvida é: os roteiristas e o criador da série querem nos dar pistas de que RJ está envolvido ou por perto… ou querem nos confundir? O que acham?

506

Vindo de temporadas passadas, em que havíamos um episódio no meio da temporada e a season finale relacionadas a RJ, é muito intrigante termos episódios semanais dedicados a detalhes de RJ, mesmo porque não parece que a temporada está se apressando para desvendar um mistério de 6 anos. É como abrir uma embalagem de um presente pelo qual você esperou por muito tempo: ao mesmo tempo que você quer tê-lo em mãos, adia um pouco só pela expectativa. E essa expectativa é o que nos faz assistir à série e por isso palmas para Bruno Heller e sua equipe!

Cho, Rigsby e Van Pelt Rigsby (?) já sabem da lista e estão tentando ao máximo não agir muito óbvios, pois RJ tem poderes sobrenaturais meios de sempre estar à frente de Jane. Mas não dessa vez, pois ele tem uma vantagem: ele sabe que RJ tem uma tatuagem de três pontos no ombro esquerdo. E, com isso, ele toma uma decisão que mais parece um encerramento, que é chamar os 5 suspeitos remanescentes de serem RJ para sua antiga casa em Malibu, Florida, onde sua família foi assassinada pelo serial killer. Claro que há todo um ritual de Jane, que consiste em respirações profundas e espingardas, mas vamos combinar, como eel mesmo diz, faz 10 anos que ele está nessa caça. Ele pode, né?

Obviamente que ele ia deixar Lisbon de fora! Mas não de uma forma típica de Jane, e sim, com um momento Jisbon muito tocante e visivelmente sincero, quando ele diz que ela significa muito para ele. A autora dessa review já desistiu de tentar ver um shipp romântico em Jisbon, está mais para uma ligação fortificada pelo tempo e traumas, uma amizade especial que só poderá virar romance uma vez que (e se acontecer) Jane se curar do que houve com ele. Concordam?

Alguém mais percebeu um Bret Stiles (Malcolm McDowell gênio como sempre) mais ansioso, menos pretensioso e mais preocupado? Ao contrário dos outros três suspeitos que restam, que, quando a câmera nos revela suas tatuagens, olham para nós e para Jane como se dissessem: Vai fazer o quê agora, Patrick? Aliás, teorias quanto à tatuagem: é uma forma de marcar o grupo secreto que usa também os dizeres Tiger tiger para sinalizar qualquer ordem de RJ? Só tenho essa teoria por enquanto. Que outras teorias poderiam explicar essas tatuagens?

Ok, Lisbon toda delicada feito um rinoceronte, consegue um carro para chegar até a casa de Patrick, somente para vê-la explodir. Mas antes disso, vimos um tiro ser disparado, logo depois de Patrick separar os três suspeitos dos outros dois homens que não tinham a tatuagem, que eram Bret Stiles e o ex agente Ray Heffner. Ambos são membros da Visualize, a doutrina que é comandada por Stiles. Mas isso exclui o culto de ter a ver com RJ? Olha… eu não descartaria a Visualize tão cedo, não com a influência e o tamanho dela.

Portanto, ficamos assim: Gale Bertram, Reede Smith e o xerife McAllister sobraram. Quem é Red John? Confiram a promo abaixo e até semana que vem!!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER