The Mentalist 6×08 — Red John

Lisbon… acabou. Está feito. Só queria que soubesse que estou bem. E que eu sentirei sua falta.” — JANE, Patrick

E cá estamos nós, 5 anos, 2 meses e 1 dia após conhecermos a saga de Patrick Jane, interpretado pelo às vezes sem sal, às vezes impecável Simon Baker. Muitas vezes nos surpreendemos, achamos que havíamos encontrado o arqui-inimigo de Jane pelo caminho, para ele voltar mais forte e mais imprevisível. Ficávamos à espera de episódios com títulos que remetessem a Red John, serial killer que matou mais de 30 pessoas. E chegamos ao episódio fatídico, aquele em que RJ será revelado. E a pergunta é: a temporada vai continuar depois disso? Bruno Heller, criador da série, diz que sim. Afinal, a série é sobre Jane, não sobre RJ.

Os sentimentos por parte dessa autora, quanto a esse episódio, são de satisfação e insatisfação. Como? Satisfação pois sempre quando um livro ou uma saga acaba, muitas vezes o fim não é explicado direito, já que o confronto final ocorreu e temos o resultado dele. E agora o fim será explicado no restante da temporada, em que teremos a chance de ver Patrick Jane se recompor, viver sua vida, que esteve parada por mais de 10 anos, e seguir em frente. Insatisfação por ver um vilão da magnitude de Red John ter seu fim de uma maneira que nos pareceu um tanto apressada e brusca, apesar dos episódios anteriores terem sido pensados com cuidado e carinho.

the mentalist 608

Red John, no fim, era o xerife McAllister. Um homem comum, com síndrome de grandeza associada à sua ausência de sentimentos. Mas sim, um homem comum. Patrick Jane não é muito diferente, apesar de mais esperto, surpreendentemente, quando se trata do embate entre os dois. É perceptível quando vemos que ele realmente achava que Bertram era RJ. Mas também podemos ver o olhar de satisfação quando ele se revela. Após colocar sua armadilha um tanto quanto forçada em prática, Jane consegue atirar em RJ. E esse não age superiormente ou com a segurança de que será salvo. Mesmo porque, como ele diz, comanda uma rede de milhares de pessoas e ninguém sabe quem ele é. Pelo contrário, RJ implora pela sua vida. Antes de quase ser salvo por uma associada sua, quanto depois, quando há apenas ele e Jane à beira do lado, o mesmo lago que uma garotinha apareceu para Jane e perguntou se ele já havia desistido. Que bom que ele não desistiu.

Colocar o vilão para se explicar, assim como flashbacks dele realizando certos atos apenas para mostrar seu rosto na cena, bem, isso era meio clichê para Bruno Heller. E entendemos quando Jane diz a RJ, em resposta à indagação de que ele deve ter várias perguntas ao assassino, que não há mais perguntas. Por mais que, cinco segundos antes dessa cena quiséssemos saber como ele virou Red John e por que virou RJ, nunca haverá um motivo plausível. E Jane sempre que pôde, nos explicou quem RJ era. Um sociopata com manias de grandeza. E não há explicação melhor.

A partir da semana que vem, todos os episódios trarão a menção de outra cor em seu título, pela primeira vez no programa. Além disso, veremos um outro lado de Patrick, um relance de como é um epílogo mais extenso de um livro, após a batalha final. O que será da CBI? E de Lisbon? E dos nossos queridos agentes Cho, Rigsby e Van Pelt? E Jane, resolveu tirar o atraso? Mas e Jisbon, será que é real? Ou Lisbon, para Jane, é uma constante lembrança dos tempos de RJ?

Não vamos esquecer de que a série chama-se The Mentalist, ou seja, não doeria voltar a ver os dons observatórios de Jane em prática. Afinal, RJ está morto mas o crime não acaba. E Jane deve ter aprendido a gostar de prender bandidos, mesmo que tenha começado nesse caminho procurando vingança pessoal.

Assistam abaixo a promo do novo capítulo da série, intitulado Um Novo Começo e até semana que vem!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER