The Newsroom 1×05 — Amen

“Esta é a história” — Don (ao afirmar que o ataque ao correspondente do News Night durante as manifestações no Cairo seria o grande gancho da matéria)

Pode soar repetitivo o que vou escrever, mas ainda continuo convicto que o torna The Newsroom interessante são três pontos: o texto impecável de Aaron Sorkin (mesmo quando a história tende para o melodramático), quando o foco gira em torno da redação do jornal, e Jeff Daniels e seu Will McAvoy.

Amen foi um bom episódio porque esses três pontos passearam por toda a história o que me dá esperança que a próxima metade da temporada fará que The Newsroom amadureça ainda mais.

É árdua e perigosa a profissão de correspondente internacional principalmente os designados a cobrirem os países em constantes conflitos. Aaron Sorkin usou a Primavera Árabe como pano de fundo, mais preciso as manifestações populares dos egípcios para a renuncia de Mubarak, para dar o tom ao episódio e principalmente mostrar o quão tensa e complicada são as relações jornalística ao cobrir tais fatos.

O drama vivido por Elliot na Praça Tahrir, ao tentar levar aos telespectadores imagens e informações precisas sobre as manifestações casa perfeitamente com o drama real vivido por todos os jornalistas in loco. Amen começa um dia depois de o Governo Mubarak proibir a presença de jornalistas durante as manifestações na capital egípcia.

Governo Mubarak proíbe jornalistas em manifestações no Cairo

Newsroom cresce em texto, atuação e direção. O drama de toda a redação para a volta do correspondente e a delicada decisão de usar um freelancer, o Amen do título, para fazer a cobertura, não só trabalhou o conceito inicial da série como também deu a oportunidade de um personagem secundário dar um pouco mais as caras. Neal (Dave Patel) foi o grande responsável pelo desdobramento do drama egípcio, ganhando diversos pontinhos com Will. E fomos brindados por conhecer um pouco da vida do jovem jornalista (e Aaron usou os atentados ao metro de Londres para dar um drama pessoal ao personagem).

Londres sofre ataques terroristas em série

Mas a grande estrela do episódio foi Jeff Daniels. As suas nuances para Will McAvoy faz com que o personagem seja de longe o mais interessante de todo a série. Will é uma mistura de arrogância, prepotência com doses de sentimentos ternos e nobres, principalmente quando o assunto é proteger os seus. Outro drama abordado em Amen foi a continuação das tentativas de Leona Lansing em retirar McAvoy do comando do News Night. Como não obteve sucesso com as fofocas sobre as noitadas de Will, Leona resolveu atacar Mackenzie, e aí meu amigo, McAvoy virou um leão.

O discurso final de Will sobre a diferença entre um jornalista sério e um “jornalista de fofoca”, acirra ainda mais a guerra real entre esses dois profissionais. Como jornalista assino embaixo do discurso inflamado do âncora. Foi emocionante ver Will abraçar de vez sua equipe, declarar realmente guerra contra todos do 44º andar. E mais emocionante ainda foi a cena final. Sim, foi super drama mexicano, foi mais uma escorregada de Aaron que ainda não encontrou o tom melodramático que pode sim estar presente em The Newsroom, mas foi fofo ver o reconhecimento de toda a redação sobre as ações de Will ao tomar para si toda a responsabilidade em relação ao paradeiro e soltura do freelancer.

Não comentei sobre as tentativas de Mackenzie em aprender um pouco mais de economia e nem aquelas ceninhas em torno do dia dos namorados de Maggie e Jim, porque foram muito irrelevantes. Mas que deixa algumas preocupações: os personagens Maggie e Jim estão cada vez mais enfraquecidos. E Emily Mortimer infelizmente não está conseguindo dar vida á sua Mackenzie.

Fiquei curioso para assistir Rudy, o filme de 1992 responsável pela carga água com açúcar de Amen, abaixo o trailer:

Até a próxima reunião de pauta.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER