The Newsroom 1×08 — The Blackout Part 1: Tragedy Porn

Os jornalistas adoram exagerar, tudo tem um ponto de exclamação!” — Will McAvoy

Qual a diferença entre notícia e entretenimento? Qual o cuidado em não transformar um fato em um espetáculo? Em tempos sensacionalistas isso é possível? É evidente que um mundo onde as pautas não sofram influência de poderes políticos e econômicos é um mundo de sonho. Mas talvez o grande trunfo de The Newsroom é mostrar que poderia ser , pelo menos, um pouco melhor.

Ao decidirem (Mackenzie, Will e Charlie) que o caso Casey Anthony não teria espaço no News Night criou-se um mal estar de preocupações hierárquicas dentro da AWN. De um lado o trio defendendo que o caso tomou proporções sensacionalistas que batem de frente com a política de informação do jornal. Do outro, os interesses políticos e econômicos da AWN, personificado na pessoa de Reese Lansing, alegando que a omissão do fato fez com que o News Night perdesse 50% do seu público.

Mãe é inocentada pela morte de filha de dois anos nos EUA

Que sensacional maneira de começar a despedida dessa primeira temporada. Ao deixar de lado as histórias de amor sem graças e as tentativas de humor pastelão, e focar naquilo que a série tem de melhor — os bastidores da notícia — The Newsroom apresenta o seu melhor episódio e dá a esperança de que os próximos episódios estarão no mesmo nível.

Todas as cenas que vieram depois da reunião entre os “três mosqueteiros da notícia” com Reese, onde ficou determinado que sim, o News Night dedicaria grande parte do seu tempo para o caso que estava mobilizando a opinião pública, foram fantásticas. A irritabilidade e o sarcasmo de Mackenzie ao ter que cortar algumas matérias do noticiário, a aula sobre notícia sensacionalista dado por Don e os demais diálogos da redação deram o tom de crítica aos rumos do jornalismo americano, e claro, mundial.

“‘Fatos’ e ‘notícias’ não existem por si só, como entidades ‘naturais’. Ao contrário, são assim designados por alguém (por exemplo, por um editor), por motivos (culturais, sociais, econômicos, políticos) que nem sempre são óbvios. Mas essa operação fica oculta sob o manto mistificador da suposta ‘objetividade jornalística’.” ( Livro “Shownarlismo — A Notícia como espetáculo, de José Arbex Júnior).

O episódio foi tão legal, que não bastasse todo esse mal estar jornalístico somado ao escândalo sexual de um deputado, que o News Night também terá que noticiar, tivemos ainda o que será, talvez, o mote do grande embate da season finale. As provas conseguidas por Charlie que comprovam que o TMI está envolvido na intercepção de informações, no melhor estilo do caso britânico do News of The World, e que Reese/Leona estão por trás dessa vigilância ilegal pode ser o grande trunfo que Will e Cia terão para confrontar os poderosos da AWN.

Entenda o escândalo dos grampos envolvendo o “News of the World”

O maravilhoso diálogo final entre Charlie e Leona (espero ver Jane Fonda mais vezes na segunda temporada) onde Leona deixa claro que sim, estava por trás de todas as notícias sensacionalistas sobre a vida pessoal de Will, foi digno de entrar entre os melhores da série. Fiquem atentos a este diálogo, é uma critica poderosa do poder televisivo de criar e derrubar mitos.

“O jornalismo deixou de ser o mesmo após o advento da TV. O fim da fronteira entre informação e entretenimento obrigou o telejornalismo a se adaptar ao ritmo das mensagens publicitárias. As notícias são apresentadas por belas mulheres, ou por ancoras que funcionam como show-mim, não tendo importância o fato de eles saberem ou não de que trata a notícia lida no teleprompter” (Trecho do livro “Shownarlismo — A Notícia como Espetáculo).

Até a próxima reunião de pauta.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER