The Newsroom 2×02 — The Genoa Tip

Uma certeza no Jornalismo é que dez entre dez repórteres estão atrás de um furo de reportagem. O furo representa não somente o reconhecimento de uma boa investigação ou a superação dos “adversários” na busca pela informação, como também a possibilidade do aumento de credibilidade do jornal e claro seu alcance e sua audiência.

Em The Genoa Tip a mosquinha do furo permeou todo o episódio e principalmente três novatos que querem mostrar a que veio na redação do The News Night. Porém, ao mesmo tempo em que o furo pode consagrar uma carreira, pode decretar o seu fim. Tudo dependerá de uma boa apuração, fontes seguras, checagem das apurações e a importância da “bomba” prestes a explodir.

Como vimos na season premiere, o “Projeto Gênova” será responsável por colocar em check a seriedade e a credibilidade da equipe do News Night. Nesse segundo episódio algumas pistas do que poderia ser esse furo de reportagem ganharam forma. Por meio de Eric Sweeney, até então, a fonte segura das informações, Dantena e Mackenzie conseguem as primeiras informações: Em 2010, no Paquistão, soldados norte americanos cometeram um crime de guerra ao lançarem sarin, um gás extremamente perigoso contra civis paquistaneses.

The Newsroom 2x02

O que será interessante nesse arco será observarmos o desenrolar dessa apuração, uma vez que, Dantena já se mostrou um repórter ávido pelos holofotes e seguro das informações que tem em mãos. E mais, como eles irão vender essa pauta para o Will, e como ele, macaco velho que só, embarcou nessa cilada.

Se Jerri Dantena, um jornalista já conhecido do meio está louco atrás de um furo, imaginem Neal, o novato da redação. E assim, o seu interesse pela “Ocupação de Wall Street” vai ganhando contornos interessantes, ao mesmo tempo, que o “foca” começa a aparecer de maneira positiva para Mackenzie e Will. Retratar o desinteresse real da mídia na época ao surgimento do Anonymous só faz aumentar o credibilidade do roteiro de The Newsroom em se preocupar em mostrar a realidade o mais crível possível.

Enfim temos Maggie e Jim. Ambos mergulhando nos possíveis furos para esquecer a conturbada relação que se instalou entre ambos. Jim buscando uma entrevista exclusiva com o candidato a presidência doas EUA, Mitt Romney, enquanto Maggie convence Mackenzie que a África é a nova Meca dos escândalos políticos e sociais. E não está de toda errada, porque em setembro de 2011 o continente africano era um caldeirão de injustiças, guerras civis e massacres.

Mais um episódio maduro de The Newsroom e uma bola dentro ao colocar o furo de reportagem como o agente norteador de vários arcos narrativos. O bom furo é o que movimenta a máquina do jornalismo, e ele só acontece quando enxergamos uma boa história em um acontecimento aparentemente cotidiano.

Até semana que vem!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER