The Newsroom 2×03 — Willie Pete

A verdade não é uma opção” — Charlie

Se tem um ponto forte que sempre destaco em The Newsroom são os seus diálogos. Quem dera reproduzir aqui essas maravilhas. O texto de Aaron Sorkin é o grande trunfo da série. Até nas cenas mais fracas o texto merece destaque. E, claro, se bem falado eles ganham ainda mais força.

Nesse episódio fomos brindados por vários diálogos fantásticos. O encontro de Will e Nina Howard é um bom exemplo disso. Além de ter sido um gancho de explorar a relação entre dois ramos do jornalismo: o chamado “jornalismo sério” e o jornalismo social. Tudo indica que a Fabiola Reipert gringa será mais explorada nessa temporada. Estou torcendo que sim, porque Nina sempre rende bons momentos.

Outro diálogo que merece destaque foi o que aconteceu entre Mackenzie e Neal. A produtora executiva não levando a sério o movimento de ocupação de Wall Street deu motivos concretos para tal fato. E era realmente o pensamento da mídia norte americana no início dos acontecimentos, como foi o pensamento da nossa mídia durante um bom tempo sobre as últimas manifestações populares. Para Mackenzie um movimento que não elege seus líderes não merece ser ouvido e mais, como disse, o plano dos manifestantes estão escritos em papelões. Porém, vendo a empolgação do novato ela abriu deu uma brecha para que um dos “líderes” tenha uma entrevista ao vivo com Will. Esperando ansiosamente por esse momento.

The Newsroom 2x03

Mas dois arcos chamaram nossa atenção nesse episódio e casam perfeitamente com a frase destacada acima. A reeleição de Obama e o grande plot da temporada, o Projeto Gênova. Em relação ao processo de reeleição, tivemos outro bom exemplo da relação entre jornalismo e assessoria de imprensa. Ambos se odeiam, mas ambos precisam um do outro, em algum momento, para se destacarem.

Jim passou o episódio inteiro questionando a pauta que os assessores do candidato Romney passavam aos jornalistas. E muito mais sério, a sua revolta com a total inércia dos jornalistas em questionarem diversos pontos importantes da campanha do candidato. Os assessores ditam as regras, os jornalistas por diversos motivos as acatam e apenas um lado sai ganhando, lógico o que tem mais interesse em conseguir uma boa empatia com o público. Realmente nesse caso, a “verdade não é uma opção”.

E temos o andamento do Projeto Gênova. Jerry e Mackenzie partem para a apuração das informações. Em relação à “verdade” contada por Sweeney, tanto Mackenzie, quanto Charlie detectaram diversas pontas soltas, não validando tal furo, mas mantiveram o desejo de Jim em continuar com as apurações. Porém, nos 45 do segundo tempo, algumas informações chamaram a atenção da redação. Mas quem é a fonte? Um perfil do twitter denominado #Hammi8 que tuitou durante o acontecimento o passo a passo da tropa americana no Paquistão até a liberação pelos americanos do chamado “willie pete”, ou fósforo branco.

Acredito que a partir daí esse plot irá mesmo pegar fogo. Quem validará as informações desse perfil? Porque até então é a única “fonte segura” que o jornal possui. Em que momento colocarão McAvoy na jogada? Reparam no destaque que a câmera deu aos papeis descartados por Jerry? Aquilo lá ainda dará pano pra manga.

E não podemos esquecer que Will e Charlie não possuem mais nenhuma prova contra Reese e Leona. Será que realmente eles não gravaram a conversa que tiveram com os poderosos da AWN ou foram sabotados? Reese estava muito seguro ao confrontar os dois.

Até semana que vem!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER