The Newsroom 2×04 — Unintended Consequences

Ser odiado é um bom sinal” — Jim

Se nos pedirmos para resumirmos esse episódio em poucas palavras podemos definir que foi um “olhar mais atento sobre as relações humanas dentro da redação do The News Night”. E, claro, partindo dessa premissa que papel você representa. Quem é você na fila do pão francês?

Até agora um dos episódios com uma maior carga dramática já apresentada. E quase todo ele tendo Maggie como fio condutor da mensagem que Unintended Consequences quis passar. A ida da produtora à África, ao que tudo indica, teve consequencias muito mais pessoais do que valiosos furos para o The News Night.

Nesse caso especificamente batemos de frente com uma das lendas da postura jornalística: o profissional deve se manter imparcial e até distante do fato narrado. Não foi o caso de Maggie, que nem chegou de fato a produzir nenhuma pauta. Porém, foi personagem central de uma luta totalmente distante da sua cultura. Nesse momento, Maggie perdeu o seu olhar jornalístico e ganha tantas outras nuances que podem ser um achado para a personagem.

Sem enrolação, a história envolvendo a África foi desenvolvida em apenas um episódio. Entendemos agora que o objetivo desse arco nunca foi retratar os conflitos do continente, mas trazer á tona os conflitos de uma novata jogada aos leões.

The Newsroom 2x04

Se estamos falando de leões, hora de entrar em cena Will McAvoy. O âncora, como todos que assumem essa responsabilidade, incorpora o personagem cujo objetivo é nortear o espectador sobre o fato que está sendo noticiado. Dono de certo “livre arbítrio” jornalístico, ele sim, é capaz de criar mitos e destruir presidentes. Foi o que aconteceu com a despreparada representante do movimento Occupy Wall Street. Will acabou com a jovem “sem lenço e sem documento” sem a menor cerimônia. E não se deu ao fato dessa destruição porque para ele era óbvio que isso aconteceria. Esperavam isso dele.

Ponto para os roteiristas que nesse momento junta os dois arcos principais da temporada até o momento: Projeto Gênova e Occupy Wall Street. E o que podemos tirar dessa junção é o sentimento de equipe do jornal para conseguirem informações do que pode ser o grande furo jornalístico do The News Night, com um detalhe primordial: tirando Mackenzie e Neal, nenhuns dos outros envolvidos sabiam a pauta que estavam cavando. Estavam ali pelo time.

Outro arco que chega ao seu fim é Jim sendo correspondente político. A atitude de Jim não me surpreendeu, pois é do personagem essa generosidade. Surpreenderia sim se essa atitude, de recusar os 30 minutos com o candidato Romney, em benefício de um colega, partisse de Dom ou de Jerry. Mas o mais interessante aqui foi o diálogo travado entre Jim e Taylor, a assessora direta de Romney. Como já tinha dito por aqui, a relação entre jornalistas e assessores é de interesse mútuo. Cada um ali estava representando o seu papel. Em algum momento os interesses serão os mesmos, ou não.

E fica a pergunta: e qual é a relação entre jornalista e o público que o assiste? Quem se beneficia com o que? Em tempos dos Mídias Ninjas, onde a conclusão do que está sendo mostrado, não é imposta e nem influenciável, essa postura arcaica da não aproximação dos jornalistas com o fato narrado fica ainda mais em evidência e questionável.

Ps1: Em tempo, que surpresa agradável está sendo a participação de Marcia Gay Harden na pele da advogada, que nunca perde, Rebecca Halliday!

Até semana que vem.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER